Design
8 feiras de design para ficar de olho no início de 2018

Espaço dedicado ao design contemporâneo na Shangai Design 2017. Foto: divulgação
2018 promete muitas novidades na decoração de interiores, com cores fortes por toda a casa e foco na iluminação. O ano já começa a todo vapor com algumas das maiores feiras internacionais abrindo seus pavilhões já nesta segunda-feira (15).
Confira o calendário do design para o primeiro semestre de 2018 e se programe para acompanhar as novidades!
IMM Cologne
15 a 21 de janeiro

A Exposição Internacional de Interiores de Colônia, na Alemanha, é a primeira grande feira da área do ano. Ela é organizada com três focos. O primeiro é a mostra de design de interiores propriamente dita, a Furnishing Cologne, que neste ano vai focar em inspirações escandinavas, tecidos que buscam montar um ambiente acolhedor e peças clássicas. Os outros pilares da feira são a exposição Das Haus, na qual um artista convidado expõe um trabalho autoral, e um concurso de talentos.

Neste ano, o Das Haus convidou a designer tcheca Lucie Koldova a projetar um espaço inspirado na luz. A ideia é apresentar um ambiente formado menos por paredes e demarcado pela manipulação da luz.
Um dos finalistas do concurso de talentos da imm Cologne são os “Honeycomb Carpets”, feitos por Sophia Schulz. A designer usa a técnica de upcycling, utilizando pedaços de tecidos não aproveitados da indústria têxtil para formar padrões fortes. Foto: Schulz/Koelnmesse

Maison & Objet Paris
19 a 23 de janeiro

130 mil m², 3 mil marcas, 85 mil visitantes. A Maison & Objet está entre as maiores feiras de design de interiores no mundo. Ela acontece em Paris duas vezes ao ano e é dividida em três momentos: Casa, Objetos e Tendências. Estes são divididos em stands de decoração, móveis, iluminação, cozinha, tapetes, exteriores, tecidos e moda.
O evento também conta com 70 palestras, 30 exposições exclusivas e um show-room de tendências. Além disso, a feira dedica um espaço exclusivo aos designers do ano.

A homenageada desta edição é a dinamarquesa Cecilie Manz. Seguindo a linha do design escandinavo, ela defende que cada país deve refletir seu próprio estilo de vida. Para isso, é importante incorporar cores fortes às paletas de cinzas. Os móveis que resultam de seu trabalho buscam envolver o equilíbrio entre civilização e natureza.
A Maison & Objet também escolheu seis talentos que despontam na área, todos italianos: Federica Biasi, Antonio Facco, Marco Lavit, Nicora, Kensaku Oshiro, Federico Peri e Guglielmo Poletti.

Stockholm Design Week
5 a 11 de fevereiro

Um grande destaque no calendário, a semana anual de design de Estocolmo consiste em eventos e instalações por toda a capital sueca. Essa é a maior feira de design escandinavo do mundo. Ela também coincide com a Stockholm Furniture and Light Fair, feira de móveis e iluminação.
Neste ano, serão mais de 300 expositores, incluindo clássicos do design sueco e jovens designers. Estão confirmadas marcas como Blå Station e Fogia. O evento também incluirá uma mostra com decoração inspirada na cidade de Marrakech.
Design Shanghai
14 a 17 de março

Shangai abriga o maior evento de design internacional da Ásia, a Design Shanghai. Em 2017, foram mais de 50 mil visitantes vindos de 70 países. A feira promove uma rede de networking em que jovens profissionais podem conhecer os arquitetos e designers mais influentes do continente.
Em 2018, serão mais de 400 marcas de 30 países. As duas principais apostas da feira estão no Contemporary Design, com novos profissionais apresentando tendências do momento, e a Classic & Luxury Design, que busca atender a alta demanda pelo design atemporal e pelo artesanato autêntico.
Salão de Milão
17 a 22 de abril

A semana de design de Milão é a maior do calendário de design. O evento principal é a feira de móveis Salone Internazionale del Mobile, que acontece juntamente com a International Furnishing Accessories Exhibition novamente neste ano. Elas serão divididas em três categorias: Clássico: Tradição no Futuro, Design e xLux.
Serão mais de 2 mil expositores em 2018. Tecnologia, flexibilidade e sustentabilidade serão o foco das mostras do ano. “A grande força do Salone del Mobile é ser a melhor demonstração de criatividade, mas também a atração comercial mais importante do mundo. É assim que trabalhamos para fortalecer o papel de Milão como a capital global da cultura compartilhada, juntando design e inovação”, afirma Claudio Luti, presidente do Salone del Mobile.
A cidade também recebe, nas datas, a EuroCucina e a International Bathroom Exhibition.
NYCxDesign
11 a 23 de maio
Várias áreas do design são contempladas pela feira NYCxDesign, que se espalha por todos os distritos de Nova York. A sexta edição vai trazer, além de arquitetura e design de interiores, mostras de tecnologia, artesanato, moda, entre outros.
A NYCxDesign coincide com a ICFF, a Feira Internacional de Móveis Contemporânea, que acontece no Javits Center de Manhattan.
Clerkenwell Design Week
22 a 24 de maio

Londres recebe a maior concentração de showroom de móveis e estúdios de arquitetura e design em maio. Exposições e festas ocorrem em antigos edifícios vitorianos. Serão oito eventos diferentes cobrindo mobiliário, iluminação, acessórios, design de produtos e tecidos. As instalações são criadas nas ruas e conta com workshops e palestras de influenciadores das áreas.

Medellín Design Week
20 a 24 de junho

A Semana de Design de Medellín deste ano vai seguir o tema “o futuro é incerto”. A feira irá contar com designers e arquitetos que vão responder esta questão durante exposições, palestras e eventos em toda a cidade colombiana.