Festival Criativos por Tradição

Design

Feira de artesanato vai reunir obras de comunidades do Amazonas em SP

HAUS
18/07/2022 19:41
Thumbnail

Peça produzida por comunidade amazônica | Divulgação

Oito grupos de regiões do Amazonas farão parte de uma nova feira de artesanato organizada no Centro Cultural São Paulo. O Festival Criativos por Tradição será inaugurado em 3 de setembro sob o comando de Sonia Quintella, ex-diretora da Gucci Brasil e presidente da ONG Artesol, que atua na inclusão socioeconômica de artesãos brasileiros e na valorização do artesanato de tradição e seus modos do fazer, fortalecendo-os como patrimônio cultural material e imaterial do país.
Festival de artesanato é uma iniciativa de Sonia Quintella, da ONG Artesol
Festival de artesanato é uma iniciativa de Sonia Quintella, da ONG Artesol
Com cestas, cerâmicas e utensílios de borracha e madeira entre as peças, o evento híbrido (presencial e virtual) terá oficinas e uma exposição de trabalhos feitos por oito designers que fizeram imersões junto a oito diferentes comunidades para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novos objetos a partir das técnicas ancestrais e matérias-primas locais.
“A proposta dessa edição é trazer o recorte da Amazônia com o intuito de enfatizar o protagonismo dos artesãos como autores criativos e guardiões da biodiversidade desse território, promovendo no encontro com os designers processos de resgate e ressignificação do olhar para suas produções. Com isso, foi possível criar um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, valorizando as referências culturais, os saberes e as particularidades de cada local”, explica Jô Masson, diretora executiva da Artesol.
Artesã de comunidade amazônica
Artesã de comunidade amazônica

Serviço:

Festival Criativos por Tradição 
  • Local: Centro Cultural São Paulo
  • Endereço: Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso, São Paulo
  • Data: 3 de setembro a 3 de novembro de 2022 (a exposição vai até dia 03 de outubro)
  • Horário: terça à sexta-feira, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 18h
  • Entrada: Gratuita 
Peça produzida por comunidade amazônica
Peça produzida por comunidade amazônica