Design
Exclusivo: 30 projetos brasileiros são premiados com o iF Design Award 2020, o Oscar do design mundial

Foto: iF Design Awards/Divulgação
Os designers brasileiros são um dos destaques da mais recente edição do prêmio alemão iF Design Award 2020, considerado o Oscar do design. Ao todo 30 projetos brasileiros foram laureados em diversas categorias, como produto, embalagens, branding, arquitetura, design de interiores, design de serviço e comunicação. Dois levaram o mais alto grau de reconhecimento da premiação, o cobiçado iF Gold Award.
O anúncio oficial dos vencedores da edição 2020 foi feito na manhã desta terça-feira (4) pela sede alemã do iF Design, e está sendo simultaneamente publicado por HAUS com exclusividade no Brasil. A decisão é de 78 jurados de mais de 20 países que se reuniram recentemente ao longo de três dias em Hamburgo para coroar os melhores projetos do mundo dentre os mais de 7 mil inscritos.
Confira logo abaixo os 30 projetos brasileiros premiados com o iF Design Award 2020!*
Dream House
Categoria: Arquitetura residencial
Design: Cristina Menezes Arquitetura e Decoração
O projeto reverbera a brasilidade de maneira madura, sem alegorismos ou ser folclórico. Os espaços do apartamento são integrados e foram pensados para um jovem casal que adora compartilhar bons momentos com os amigos. Pediram um apartamento com as sensações e a atmosfera de uma casa, com conexões visuais com o exterior e cercado por plantas, por seus cães, com um design de interiores atemporal, com poucos móveis, mas com bom design e funcionalidade. Outro ponto importante é que o projeto respeitou os princípios de sustentabilidade desde a execução da reforma. Espaços privativos, banheiros e dormitórios são formalmente organizados pelos painéis de madeira para permitir uma casa cheia com privacidade. Essa estratégia foi empregada para criar um senso de drama para a habitação com uma boa setorização.







Fundação Dorina Nowill para Cegos
Categoria: Comunicação – Relatório anual
Design: Laika Design para Fundação Dorina Nowill para Cegos
O relatório anual da Fundação Dorina Nowill partiu da emulação do alfabeto Braille. Neglenciando de certa forma a escrita gráfica tradicional, a capa da publicação é permeada por composições de pontos coloridos, da mesma forma que no alfabeto dos cegos. Na parte de dentro, foi usado o mesmo princípio no design gráfico, a fim de envolver o leitor leigo com um convite nada usual de descobrir essa escrita.

PEG
Categoria: Produto de iluminação
Design: Omega Light, Ricardo Fahl
Inspirados pelos antigos painéis perfurados e multifuncionais, os pegboards, a luminária é composta de uma base em perfil de alumínio que pode ter até 3,37 metros de comprimento. Além da função primeira de iluminar com luz direta e indireta, a peça pode receber uma série de acessórios para casa, escritório ou a cozinha em madeira tauari, facilitando as atividades cotidianas.

Foto: divulgação

Bracelete Click (iF Gold)
Categoria: Produto de relojoaria ou jóias
Design: Antonio Bernardo
O bracelete é feito em formato de tubo que enlaça o braço e com uma argola no final de uma das extremidades que abraça o diamante. O movimento do aro ao encontrar a pedra preciosa simplesmente se encaixa em um click. A ausência de fecho desperta a curiosidade de todo usuário sobre como abrir ou fechar o bracelete.

Memorial da Imigração Japonesa
Categoria: Arquitetura pública
Design: Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho para Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB)
O museu a céu aberto celebra a amizade entre Japão e o estado de Minas Gerais, e o que essa relação foi capaz de construir em termos concretos e imateriais. O design é de uma ponte sobre um lago. A ponte metaforicamente conecta territórios, tempos, ideias e ideais. Pareces curvas fazem alusão às bandeiras do Japão e de Minas Gerais: um círculo vermelho e um triângulo vermelho. É uma analogia feliz que fala da síntese e da concisão comum aos dois povos.
Docol Giro
Categoria: Produto para banheiro
Design: Docol Metais Sanitários e Arquitetura Gui Mattos
De uma forma extremamente simples, porém enigmática, que só revela sua função quando está sendo manuseada: essa é a essência da Docol Giro, criada com exclusividade para a marca pelo arquiteto Gui Mattos. Ousada e sutil ao mesmo tempo, a proposta do arquiteto explora uma das formas primárias, que é o retângulo. Uma leve virada na parte do topo do bloco faz um bico surgir, que, por sua vez, libera água quando atinge o centro da cuba.


Docol Play (iF Gold)
Categoria: Produto para banheiro
Design: Docol Metais Sanitários e SPBR Arquitetos (Angelo Bucci)
Com a peça assinada pelo renomado arquiteto, o usuário tem um chuveiro e duas possibilidades. Ele oferece uma experiência revigorante e confortável por concentrar a água e levá-la para um controlador que não vai espirrar o líquido no corpo, mas que irá envolver o corpo em um único jato. As duas opções vêm do desenho do chuveiro: um banho tradicional com a água caindo sobre a cabeça ou um banho que mantenha a cabeça seca, molhando apenas o restante do corpo.

Edição limitada do chocolate Talento
Categoria: Embalagem para alimentos
Design: FutureBrand São Paulo para Nestlé São Paulo
Inspirada pelo Brazil, a linha Talento Terruá foi o novo lançamento da Garoto para sua marca de chocolate Talento. Contém sabores tipicamente brasileiros e a proposta sai do ordinário apresentado em sua categoria. Para mostrar sua brasilidade e origem orgânica, foram escolhidas ilustrações em estilo botânico e padrões sensoriais para cada sabor. Tons terrosos reforçam a origem orgânica do cacau. O papel texturizado rende homenagem à textura do produto e adiciona uma camada sensorial ao ritual de consumo.

Identidade do Dom Bosco
Categoria: Branding/Identidade corporativa
Design: FutureBrand São Paulo para Escola Dom Bosco
Em 2018 a Escola Dom Bosco passou por grandes reestruturações para celebrar seus 60 anos de existência. FutureBrand foi responsável por criar a nova identidade visual da marca. O logo destaca o propósito da escola: ser um expoente a partir das múltiplas visões de mundo dos professores, funcionários e alunos.


iti Itaú
Categoria: Branding/Identidade corporativa
Design: Itaú Unibanco
Iti veio para revolucionar a maneira como trocamos dinheiro, produtos e experiências no Brasil. Baseado nos pilares da marca, um novo logo foi desenvolvido: representa duas pessoas trocando, com curvas que trazem fluidez e aconchego. O protagonista da paleta de cores é um gradiente do laranja, principal cor do Itaú, até o rosa, simbolizando conexão. Toda a paleta é acessível. A tipografia é a oficial do Itaú. É utilizada em caixa baixa para ser íntima do usuário e demonstrar seu caráter digital. Para as ilustrações, optaram por formas mais didáticas e inclusivas, sem distinção de gênero ou raça.

App iti Itaú
Categoria: Comunicação para App ou software
Design: Itaú Unibanco
Iti veio para revolucionar a maneira como trocamos dinheiro, produtos e experiências no Brasil. É uma carteira digital que você pode trocar escaneando um QR code. Sem conta no banco ou necessidade de comprovar renda, iti é uma alternativa para non-bankers e pequenos comerciantes. O logo representa duas pessoas trocando, com curvas que trazem fluidez e aconchego. A paleta de cores é acessível aos daltônicos e as ilustrações são didáticas e inclusivas, sem distinção de gênero ou raça. Como foi pensado para todo mundo, simplicidade foi crucial.

Tesoura Vai e Vem
Categoria: Bebês/crianças
Design: Valkiria Inteligência Criativa para Faber-Castell
O produto é uma tesoura desenvolvida para ajudar crianças, canhotos e pessoas com restrições de movimento a cortar de maneira mais fácil. A nova tesoura garante movimentos mais simples e naturais, não demandando habilidades motoras específicas ou boa habilidade para usar, fazendo da atividade uma ação mais confortável e divertida. Além de poder ser utilizada de diferentes maneiras, pode ser travada por meio de um sistema próprio patenteado, que traz mais segurança para as crianças.

Mió
Categoria: Branding/Identidade corporativa
Design: Greco Design para Drogaria Araujo
Mió é uma marca exclusiva de produtos da Drogaria Araujo, uma das maiores do Brasil. Decidiram lançar uma marca própria baseada em três pilares: qualidade, preço justo e design. Pelo Brasil ser um país continental, com diversos sotaques. O ponto de partida foi analisar as diferentes maneiras de fala das cinco regiões que compõem o país. Mió é uma maneira de falar ‘melhor’. Para a identidade do produto, cores florescentes, padrões gráficos e nenhuma foto fazem Mió se destacar na prateleira. As vendas mensais cresceram 34%, apenas com a mudança de design.

Sol
Categoria: Design de serviço
Design: Caiena Tecnologia e Design para Secretaria de Desenvolvimento Rural de Salvador e Secretaria de Planejamento e Finanças de Natal, com o Banco Mundial
O aplicativo SOL traz inovação social para as associações de agricultura familiar na Bahia e Rio Grande do Norte, por meio de ferramentas digitais que garantem processos de compras transparentes e eficientes. O aplicativo foi desenvolvido com simplicidade para facilitar a conexão entre associações e os fornecedores. Com apenas alguns toques, os grupos avaliam as propostas recebidas. Fornecedores de todo o Brasil podem participar.

Copa
Categoria: Mobiliário para casa
Design: Estúdio Ronald Sasson para TecLine
Poltrona para uso doméstico que explora a nostalgia dos mobiliários modernistas brasileiros e atualiza a peça por meio da tecnologia e do respeito às formas.

Serpa
Categoria: Mobiliário para casa
Design: Estúdio Ronald Sasson para Voler Móveis
Banco decorativo e funcional para casa ou ambientes públicos, com soluções confortáveis e um desenho único, que brinca com as noções de fluido, rígido e estático.


Buffet Aero
Categoria: Mobiliário para casa
Design: Plataforma4 para Lider Interiores
Aero é um móvel com uma forte identidade brasileira. É uma ótima peça para armazenar objetos com gavetas e prateleiras ou para dividir espaços. O móvel foi inspirado na arquitetura modernista brasileira, suas técnicas construtivas e materiais.

Boti Baby
Categoria: Comunicação de beleza/saúde
Design: Bendito Design para O Boticário
Toda a linha infantil de O Boticário foi redesenhada. Fido, um passarinho e melhor amigo do Dr. Botica, marca a linha super delicada feita especialmente para bebês.

Memory
Categoria: Produto de iluminação
Design: Jader Almeida para Sollos
Elegância da madeira presente em uma única peça. O equilíbrio entre seus materiais garante beleza e identidade. É fácil de usar e de interpretar. Possibilita regular a direção da luz.
Windsor
Categoria: Mobiliário para casa
Design: Jader Almeida para Sollos
Cadeira cujo nome revela a origem do estilo: a cidade inglesa homônima. Tida como uma das primeiras peças de mobiliário a ser produzidas nas colônias inglesas na América do Norte, foi representada em muitas pinturas. Nessa nova interpretação, Jader Almeida conversa com suas outras criações por meio das curvas e conexões.
Ella
Categoria: Mobiliário para casa
Design: Jader Almeida para Sollos
Ella é uma das expressões máximas da maestria da forma, a partir de uma execução complexa, e de um visual leve. O equilíbrio das formas, como também dos diferentes elementos e técnicas, torna a peça única.
Max Ecoknit
Categoria: Produto esportivo
Design: Penalty
Penalty Max Ecoknit é a primeira bola de futsal profissional do mundo com tecidos eco-friendly a partir de garrafas PET. Aprovada pela Fifa, é a bola oficial da Confederação Brasileira de Futsal. Para cada bola fabricada, 4 garrafas são retiradas do meio ambiente. A embalagem de papelão também pode ser reutilizada ou reciclada.
S11 Ecoknit
Categoria: Produto esportivo
Design: Penalty
Penalty S11 Ecoknit, a primeira bola de futebol feita com tecidos eco-friendly a partir de garrafas PET. Para cada bola fabricada, 4,5 garrafas são retiradas do meio ambiente. Seu design possibilita maior visibilidade no campo e na TV.
Corredor BHLS Transoceânica
Categoria: Produto público
Design: Indio da Costa A.U.D.T e Guto Indio da Costa para Metalco
Um dos corredores urbanos para ônibus mais avançados do mundo. Foi o primeiro do Brasil com plataformas abertas e ônibus rebaixados. Os passageiros têm WiFi de graça e todo o monitoramento dos passageiros é feito de forma eletrônica. O acesso também é facilitado para carrinhos de bebê e cadeiras de rodas. A plataforma tem ainda lixos inteligentes que otimizam a gestão de resíduos e prateleiras de bicicletas públicas para encorajar os passageiros a utilizar as bikes no caminho até o destino final.
Big Neu pathlight
Categoria: Produto de iluminação
Design: Stella, Eduardo Fiori
É uma extensão da linha Neu de luminárias. Como suas predecessoras, sua principal característica é o tamanho, com uma superfície de apenas 12 x 12 cm. Os módulos de LED são todos comprimidos dentro de um case de apenas 1,15 cm de espessura, que é todo o espaço que a peça ocupará no espaço. O efeito de luz devido à textura do produto é único, marcando elegantemente o caminho.

Maringá FC
Categoria: Branding
Design: Brandigno para Maringá Futebol Clube
O clube de futebol de Maringá ganhou uma nova identidade visual. Mais transparente e inovadora, respeitando ao mesmo tempo sua história e identidade ao longo desses 10 anos. Em apenas 6 meses, aumentaram as vendas dos produtos do clube: 50% a mais de camisetas e 450% novos torcedores.
Club Athletico Paranaense
Categoria: Branding
Design: OZ estratégia+design para Club Athletico Paranaense
A nova identidade do clube valoriza o legado do time e projeta sua participação no futuro por meio de um visual contemporâneo e digital.


Garrafa térmica para chá ou café
Categoria: Produto doméstico
Design: Design Único para Tramontina
Coleção Exata da Tramontina repensa o corpo da garrafa térmica. Possui um discreto canal embutido e um cortador de gotejamento que, combinados à tampa superior do controlador de fluxo, criam um sistema perfeito para uma porção suave e precisa. Os amantes de chá não precisam remover as ervas ou folhas graças ao infusor patenteado que permanece preso no interior enquanto serve. A fina linha vermelha e a forma do corpo inspirada em dois cones invertidos são a assinatura e a identidade da Exata, enquanto o acabamento acetinado dá um toque especial à empresa centenária de aço inoxidável.

Casa GGL
Categoria: Arquitetura residencial
Design: Studio AG Arquitetura
Localizada em São Paulo, a residência GGL foi construída em um terreno longo e estreito, permitindo a maximização do espaço em um contexto urbano. O layout é composto de um porão, um pavimento térreo, um pavimento superior e um terraço. O projeto respeitou o estilo arquitetônico dos prédios vizinhos ao mesmo tempo em que propôs um desenho novo e inesperado. A casa tradicional é reinterpretada: o telhado de duas águas é integrado com um telhado de ripas verticais, criando uma silhueta de caixa que destaca tanto espaços abertos quanto os fechados.

Coleção SIX
Categoria: Revestimento
Design: Indústria Santa Luzia, Josiane Flores
A coleção SIX consiste em revestimentos sustentáveis em formas hexagonais, disponíveis em oito cores diferentes, lançadas ao longo de 2018 e 2019. A matéria-prima das peças é o poliuretano das pranchas de surf.


*Alguns projetos vencedores não estão ilustrados na matéria porque os autores não enviaram fotos de divulgação para a organização do prêmio.