Aberto ao público
Design
Evento inédito promove design brasileiro no MON e exalta vocação de Curitiba no setor
Mostra reunirá 20 criadores e estúdios de design. Em sentido horário, desde o topo, à esquerda: Ana Penso, Estúdio Carmine, Anima Studio Design, Suave Coisa, Anderson Angélico e Spiral Cerâmica | Divulgação
O vão livre do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, receberá em 9 de dezembro um evento inédito de celebração e fomento à criatividade, inovação e expressão artística do design nacional. "ÔDA: A vida que queremos construir" contará com exposição de criações de 20 designers e estúdios brasileiros além de agenda de palestras gratuitas com grandes nomes do segmento.
A mostra tem curadoria de Ticiana Martinez (proprietária da marca ÔDA Design) e da artista e designer Ana Penso. A dupla também é responsável pela produção do evento, chancelado pelo Ministério da Cultura e caracterizado pela valorização de características como a ancestralidade, as soluções provenientes da natureza e a intersecção entre o design e as manualidades, fortemente presentes no mercado tupiniquim.
As peças escolhidas vão desde mobiliário com assinatura brasileira até adornos e objetos de decoração com a essência de seus autores - e a relação de expositores convidados abarca tanto nomes locais quanto de outros estados, num elenco plural e multifacetado (tal qual o segmento).
Estarão no evento o artista e designer têxtil Alex Rocca, o Anima Studio Design (que tem no currículo duas exposições em Milão, no Salone Satellite 2022 e no Fuorisalone 2023), o Estúdio Latino de Design (espaço facilitador para artistas, designers e arquitetos baseado em Curitiba), o Furf Design Studio (premiado estúdio detentor de um Red Dot Best of the Best, um Cannes Lions e um IF Design Award) e o especialista em design biomimético Patrick Afornali (que também expôs em Milão em 2023 a convite da APEX).
Completam a lista Anderson Angelico, Estúdio Carmine, Francesca Córdova, Geovani Borin, Jabuti Atelier, Karoline Bortoluzzi, Made Cerâmicas, Marcel Fernandes, Marcelo Caruso, Natasha Bernardo, Rômulo Lass, Spiral Cerâmicas, Studio Pedro Leal e Suave Coisa Design, além da própria designer Ana Penso e da Jaime Lerner Design.
A participação desta última celebra a memória do arquiteto e urbanista que também enveredou pelo design em seus últimos anos de vida, com a marca criada em parceria com a arquiteta Samira Barakat, atuante até hoje e que apresentará peças em aço.
Os produtos de design serão apresentados com expografia assinada pela SOLO Arquitetos (já criada de modo a ser reaproveitada na próxima edição, em 2024) e todos poderão ser adquiridos pelos visitantes. São peças de coleções vigentes, lançamentos e até itens produzidos especialmente para a exposição após trocas com as curadoras.
Segundo Ticiana Martinez, o trabalho realizado com cada designer buscou aproximar os criadores da temática do projeto, "num engajamento com o processo que faz parte da beleza do evento" e foco que ultrapassa o "resultado final". Para Ana Penso, a curadoria assistida "pavimenta um caminho e os frutos desse percurso certamente extrapolam o que colheremos no dia 9".
O objetivo traçado para o evento é ampliar horizontes sobre o design, atuando como formador de público e plateia para o segmento. Aqui, a interação entre visitantes e designers promete acrescentar dimensão extra à exposição, colocando a conexão humana no centro da experiência, tornando-a mais profunda e enriquecedora. "Estamos de mãos dadas com talentos que acreditamos e pessoas que podem nos conduzir a outro patamar de cultura. É sobre sermos melhores em diversos aspectos culturais", arremata a empresária.
Em paralelo à exposição de design, o evento tem agenda de palestras de nomes relevantes do segmento, com destaque para Waldick Jatobá, curador, diretor-geral do Estúdio Campana e do Instituto Campana, além de criador e atual diretor criativo da feira de design MADE – Mercado Arte Design, de São Paulo. Um dos principais nomes brasileiros do setor, ele vai falar sobre "O poder do design".
Completam a programação o professor e escritor Francisco Escorsim (em palestra sobre "A desafiadora missão do design no mundo das não-coisas"), a diretora criativa, criadora de conteúdo, pesquisadora de tendências e consultora de cores da Suvinil Bruna Galliano (numa conversa sobre o panorama geral de macrotendências do setor) e a filósofa Lúcia Helena Galvão (que abordará o tema do evento "A vida que queremos construir", discorrendo sobre como trazer conceitos e valores da filosofia para tornar a vida cotidiana mais bonita e leve).
As palestras acontecem entre 10h30 e 18h30. Todas, assim como o evento, são gratuitas, mas é necessário fazer inscrição prévia --e sujeita à capacidade do auditório-- no Sympla (você pode seguir para a plataforma clicando no nome de cada palestrante nos parágrafos acima).
O evento ainda prevê contrapartida social, com a reversão de 5% da renda total obtida com a venda dos produtos dos expositores e da linha exclusiva do evento (como ecobags e camisetas) para o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do país e que recentemente teve seu ambulatório de oncologia, hematologia e transplante de medula óssea completamente destruído por uma explosão seguida de incêndio.
Serviço
Exposição "ÔDA: A vida que queremos construir"
Local: Vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) - Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Data: 9 de dezembro de 2023 (sábado)
Horário: 10h às 20h
Entrada gratuita
Local: Vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) - Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Data: 9 de dezembro de 2023 (sábado)
Horário: 10h às 20h
Entrada gratuita