Segundo a religião católica, Deus criou o homem a partir do barro. A coleção "Fé", exposta na galeria Zilda Fraletti desde a última quinta-feira (17), também volta à terra para trazer à luz esculturas de santos e divindades, mas estas feita de micélio -- parte vegetativa dos fungos que se desenvolve abaixo da superfície do solo.
Unindo arte, fé e religião, a coleção assinada pela Furf Design Studio, dos designers Rodrigo Brenner e Mauricio Noronha, em parceria com a Mush utiliza o material inovador, tido como a matéria-prima do futuro, para 'esculpir' imagens de Nossa Senhora Aparecida, Iemanjá e Buda.
"O brasileiro é muito plural. Nós mesmos somos batizados na igreja católica, participamos de cerimônias indígenas, praticamos yoga e meditação budista, pulamos sete ondas no Ano Novo. A coleção é uma homenagem e lembrança de que somos plurais", explicam os designers sobre o conceito que levou à coleção Fé. "Não estamos brincando com as religiões. Ao contrário, estamos homenageando-as e mostrando que podem coexistir", reforçam Brenner e Noronha.
Ciência e fé
Além do sincretismo, as esculturas trazem outra união não muito usual: a da fé e da ciência. Isso porque o processamento dos fungos para dar forma às peças é realizado com tecnologia de ponta acrescida de um apelo sustentável. Para crescerem dentro dos moldes e darem forma às divindades, os fungos são "alimentados" com resíduos da agroindústria até atingirem o tamanho ideal. Depois, passam por um processo que bloqueia o seu crescimento, garantindo a durabilidade e a forma final das esculturas.
"Poucas pessoas sabem manipular essa tecnologia. Esta é uma forma de apresentar este produto ao mercado, fomentar o desenvolvimento tecnológico e, em curto prazo, resolver grandes dilemas que não só enfeitar a casa", avalia Eduardo Bittencourt Sydney, à frente da área de desenvolvimento de bioprocessos da Mush, ao destacar a versatilidade do material. Em parceria com a Furf, a empresa já lançou as placas acústicas e luminária Íris, o troféu Curupira, a coleção Cosmos, de estrelas e astros fosforescentes para decoração e, agora, a Fé.
"Não é raro as divindades serem representadas com materiais nobres. E o micélio é um material precioso, oriundo da natureza. Destacamos isso com a coleção Fé", acrescentam os designers da Furf.
A coleção Fé é composta por peças seriadas e numeradas de apenas 7 unidades de cada uma das divindades: Iemanjá, Nossa Senhora Aparecida e Buda.