Design

Designers lançam coleção de móveis feita com paraquedas militares reutilizados

Gazeta do Povo
26/10/2019 19:45
Thumbnail

Foto: Layer/Divulgação

Reduzir, reutilizar, reciclar. Estes verbos, ou outros termos semelhantes, estão se tornando palavra de ordem quando o assunto é o design e seu poder de contribuir e modificar os padrões de consumo. Neste sentido, a novidade da vez vem de Londres, mais especificamente do Festival de Design londrino, onde foi lançada a coleção The Canopy.
Foto: Layer/Divulgação
Foto: Layer/Divulgação
Trata-se de uma linha de cadeiras de balanço e biombos feita a partir de tecidos e outros materiais de paraquedas reutilizados, em uma parceria entre a Raeburn Design (estúdio de moda que trabalha com materiais reaproveitados) e a Layer, agência do designer Benjamin Hubert.
Foto: Layer/Divulgação
Foto: Layer/Divulgação

A coleção

Confeccionada em aço a partir de formas simples, a estrutura das peças é uma espécie de tela em branco na qual o destaque fica por conta do acréscimo dos materiais de revestimento reaproveitados do equipamento. Os padrões e colorido das peças, inclusive, fazem referência direta a ele ao deixar expostas costuras, fitas e até etiquetas. Para a confecção delas, foram utilizados paraquedas excedentes de ex-militares e aeronaves, fabricados com nylon ultrafino.
Foto: Layer/Divulgação
Foto: Layer/Divulgação
“Foi uma honra fazer parceria com a Layer na Canopy, o que resultou em uma oportunidade verdadeiramente única para ambas as marcas testarem, aprenderem e, finalmente, alcançarem um projeto tão inesperado quanto experimental”, diz em nota Christopher Raeburn, estilista britânico à frente da marca homônima.

LEIA TAMBÉM