Design
Designer reproduz prédio da Bauhaus em ‘ônibus’ que viajará pelo mundo para contar a história da escola
No ano em que a célebre escola de design e arquitetura Bauhaus completa cem anos, um “ônibus” itinerante fará um tour levando o legado dela para diferentes países. Por onde passar, a “universidade móvel” irá discutir temas como patrimônio, as estruturas de poder, propriedade, urbanidade, convivência e visibilidade, além de chamar atenção pelo seu visual inusitado, que reproduz, sobre rodas, a estrutura do prédio que abrigou a escola.
Entre os destinos já confirmados por onde o “ônibus” deverá circular estão Dessau e Berlim, na Alemanha; Kinshasa, no Congo; e Hong Kong, na China.
“Ônibus” de vidro
O desafio do projeto de tornar a Bauhaus itinerante ficou por conta do arquiteto alemão Van Bo Le-Mentzel. O veículo projetado por ele tem 15 m² e reproduz a icônica ala das oficinas do edifício da escola em Dessau – construído em 1919.
A universidade sobre rodas tem paredes de vidro e também traz o letreiro vertical da Bauhaus. O espaço de leitura do “ônibus” conta, ainda, com diversos livros que narram a história e a importância da escola para o mundo do design e da arquitetura.
Em Dessau, onde o ônibus será inaugurado, os visitantes serão convidados a debaterem e questionarem temas como espaço e propriedade e o complexo patrimônio da modernidade.
A Bauhaus
A escola da Bauhaus em Dessau funcionou de 1919 a 1923, quando foi fechada pelo governo nazista. Mais tarde, mudou-se para Berlim sob o comando do terceiro e último diretor Ludwig Mies van der Rohe, onde ocupou um edifício de uma antiga fábrica.
Atualmente, funciona como um centro de design, pesquisa e educação. Neste ano, um museu está aberto no campus, já que o prédio sedia o centro do Festival 100 Anos da Bauhaus.
Veja mais fotos do “ônibus” itinerante:
*Especial para a Haus. Com informações no ArchDaily Brasil.