Design
Designer brasileiro cria cortina autolimpante e antipoluição para a Ikea
Fotos: Divulgação/IKEA
E se você pudesse fechar as cortinas e, com isso, manter a poluição do lado de fora – e não apenas simbolicamente? A Ikea acaba de anunciar uma tecnologia que tem como proposta atuar como uma espécie de filtro para o ar que entra pela janela, e ela foi desenvolvida por um brasileiro.
Assinada pelo designer Mauricio Affonso, a Gunrid tem um outro objetivo: o de filtrar também os poluentes internos dos ambientes. Segundo ele, estudos que analisaram a qualidade do ar perceberam que, dentro de casa, a poluição pode chegar a ser até cinco vezes maior do que fora, graças à cozinha.
A tecnologia desenvolvida funciona quase como uma espécie de fotossíntese. “O tratamento usa energia da luz natural e também artificial para desintegrar os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), quando estes entram em contato com o revestimento fotocatalisador. Quando esse processo é realizado, o COV é evaporado e esse processo se repete novamente como um ciclo”, completa o profissional.
Inovação e purificação
Adequada para ser aplicada em qualquer ambiente, a Gunrid é, de certa forma, uma cortina autolimpante que purifica o ambiente. E, embora por enquanto a tecnologia ainda esteja sendo testada para que se averiguem as melhores formas de higienização e manutenção, o designer adianta que o produto será de fácil cuidado e que, num futuro não muito distante, o mesmo tipo de tratamento poderá ser aplicado a outros tecidos. “Porém, no momento estamos desenvolvendo somente para cortina. A maneira de aplicação dessa tecnologia é semelhante a outros métodos de revestimento em tecido.”
Segundo Affonso, embora a Gunrid já tenha sido anunciada, ela ainda não está em comercialização. “Os testes em laboratório de eficácia do produto já foram realizados e aprovados”, explica ele, complementando que outras análises que avaliam sua eficiência em diferentes ambientes estão em fase de conclusão. Por conta disso, a Gunrid deve chegar ao mercado somente em 2020, e apenas nas lojas da empresa sueca.
Um brasileiro na Ikea
A cobiçada marca internacional virou a casa do curitibano Mauricio Affonso em 2017, quando se mudou para a Suécia, onde atua como desenvolvedor de produtos na área de inovação da marca. “Uma das funções do meu cargo é de explorar novos materiais, novas tecnologias e áreas de desenvolvimento. Já venho trabalhando em outros projetos na área de inovação que se encontram em diferentes fases”, conta ele.
No Canadá, para onde foi com a família ainda criança, Affonso cursou Design Industrial, tendo trabalhado como líder criativo e designer de produtos em companhias canadenses. Em 2014, ele se tornou o primeiro brasileiro a trabalhar como designer na LEGO, onde passou quatro anos atuando com a linha Lego Friends.
*Especial para Haus.