Design
Design uruguaio é celebrado em nova coleção da Tok&Stok

Seis estúdios de design uruguaios assinam nova linha de produtos da marca brasileira. Em comum, o desenho limpo. Fotos: Divulgação
Quem gosta de design deve incluir no raio de observação a produção uruguaia. Isso porque o país vem se destacando no quesito economia criativa o que proporciona o surgimento de novos estúdios de design. A marca de “fast design” Tok&Stok atentou para isso e convidou seis dos mais destacados designers uruguaios para a criação de móveis e peças exclusivas, que estão disponíveis para compra nas lojas e site desde o começo do mês.
LEIA TAMBÉM
O intercâmbio de ideias resultou em 16 produtos criados pelos nossos vizinhos mas fabricados no Brasil. Menini&Nicola, Claudio Sibille, Estampapas e os estúdios Claro, Diario e Surdico foram os nomes escolhidos para a linha que ganhou o nome de DI.SE.ÑO.
No portfólio, poltronas, cadeira, aparador, mesas, buffets, banco, relógios, luminária, almofada, ecobag e quadros. A principal marca das peças é o desenho limpo, com uma pegada de design escandinavo.
Conheça melhor as peças e seus criadores
Menini&Nicola

Augustín Menini e Carlo Nicola são os responsáveis pelo estúdio fundado 2006. Com forte presença no Brasil, eles desenvolvem produtos na indústria e também desenham projetos exclusivos, onde manifestam sua constante busca de estilo: móveis com visão local, marcados pelo visual clean e contemporâneo. Para a marca eles criaram a Poltrona Elliot, em madeira pinus e tecido ecológico.
Claudio Sibille

Claudio Sibille criou seu estúdio em 2009 para colocar em prática seu desenho de estilo simples e linhas claramente escandinavas. Grande parte do seu trabalho está na busca de soluções inovadoras para otimização de espaços. Sibille concebeu a Poltrona Sky para o projeto, feita em madeira tauari e freijó.
Estampapas

Estampar tecidos com a técnica de carimbo utilizando vegetais é o conceito por trás deste estúdio criado em 2012 por Mariana Laplume, Lucía Burgueño e Valentina Barreiro. Suas principais ferramentas são batatas e abóboras que, carimbadas com tintas especiais sobre tecidos naturais, dão origem a padrões. Na linha há almofadas, sacolas e quadros.
Estúdio Claro

Fundado em 2008 pelos designers Rosina Secondi e Daniel Appel, o estúdio tem foco na sustentabilidade dos processos produtivos. Feitas em arame, a Cadeira Prado e o aparador Telma, trazem linhas retas e um desenho criativo que ressalta sua geometria, assim como a mesa Bezel, com pés em formato de losango e tampo em MDF.

Estúdio Diario

Diario é o estúdio fundado e dirigido por Guillhermo Salhón e Ana Sosa, que somam participações em prêmios e feiras no Uruguai, Brasil e Itália. Para o projeto eles criaram os buffets Pana e Alto Pana que brincam com o jogo de revelar e esconder com suas portas com linhas espaçadas. Há ainda o Banco Largo Junta que é feito com pinus e o Relógio Haro, com visual minimalista, duas opções de cores e três modelos de pés.

Estúdio Surdico

Apesar de recente, o Estudio Surdico, criado pelo designer Martín Kugelmass, marca presença no cenário uruguaio e brasileiro. Fundado em 2015 e com inspiração no design nórdico, busca uma linguagem moderna e inovadora. A peça criada para a marca brasileira foi a luminária Stella, feita em madeira tauari, com linhas retas e formas geométricas simples.