"Do Objeto à Cidade"

Design

Design do dia a dia é tema da maior exposição da DW! 2024

Laura Ré, especial para HAUS
São Paulo
19/03/2024 18:57
Thumbnail

"Do Objeto à Cidade: Design em Tudo", em cartaz no Lar Center, São Paulo | Laura Ré/HAUS

"Do Objeto à Cidade: Design em Tudo" é um convite à reflexão sobre o quanto o design perpassa todas as esferas de nossas vidas, desde uma miudeza que cabe na palma da mão até grandes edifícios. Com curadoria da jornalista Winnie Bastian e expografia do Studio Garoa, a exposição principal da edição 2024 da DW! Semana de Design de São Paulo ocupa 1200 m² do piso térreo do Shopping Lar Center, na zona norte da capital paulista. 
A mostra é dividida em três núcleos: indivíduo, ambiente e cidade, subdivisão pensada para facilitar o percurso da visitação e para promover a compreensão de que design é mais do que estética, mas também função, processo, estudo de materiais e comportamento do usuário.
No núcleo dedicado aos indivíduos, o visitante encontra objetos do cotidiano (considerados até banais), como óculos, bengala, talheres e jaqueta. Na seção que trata do ambiente, mobiliário e acessórios contam sobre a ocupação do espaço construído pelo ser humano. Por fim, a divisão que aborda a cidade é composta por elementos e objetos que ajudam a sociedade a se apropriar do espaço urbano.
Winnie Bastian revela que inovação foi o principal critério para a seleção das peças que compõem a mostra. A partir desse fio condutor vieram fatores como o elemento visual, a forma, o uso, os materiais e a tecnologia. Como resultado, "Do Objeto à Cidade: Design em Tudo" apresenta ao visitante objetos recém laureados com a maior premiação do setor no mundo.
"A exposição inclui vários premiados do iF Design e foi uma grande coincidência. Fui atrás de algumas peças para incluir na exposição depois do resultado, mas mas a maioria já estava escolhida. Foi uma sinergia muito bacana, porque senti que estava no caminho certo", conta a curadora. Entre os designs brasileiros premiados pelo iF Design Award 2024 que integram a mostra estão a urna funerária sustentável desenvolvida pelo Furf Design Studio em parceria com a Mush, o filtro de argila do Estúdio Biologique e o buffet Desvio, do FGMF e Studio De La Cruz.
No quesito da expografia, Jeronimo Faria Neto, do Studio Garoa, explica que a proposta é brincar com diferença de escalas dos três núcleos da exposição. Na escala do indivíduo silhuetas interagem com o entorno; na escala do ambiente, o lar, composto de vigas e pilares, é desconstruído; e, depois, uma praça faz a transição para a escala da cidade. "O desafio aqui foi transformar um espaço que já estava pronto, todo em branco, e criar um circuito e uma experiência legal para o usuário", afirma.
Pelo quinto ano consecutivo o Lar Center participa do circuito da DW!. O primeiro shopping voltado ao segmento de arquitetura, design e decoração da cidade de São Paulo, inaugurado em 1987, passa por um momento de revitalização. "Nós iniciamos em 2023, com novos restaurantes e investimentos na nossa infraestrutura, mas principalmente nessa aproximação com o mundo da arte, do design e da decoração. Por isso, é tão importante pra gente participar da DW!, que é um marco do segmento e que vem se fortalecendo a cada ano", avalia Guilherme Marini, diretor executivo do Lar Center.
A exposição "Do Objeto à Cidade: Design em Tudo" fica em cartaz até dia 31 de março de 2024, com entrada gratuita, de segunda-feira a sábado das 10 às 22h, e aos domingos e feriados das 14 às 20h.