Arte

Design

Curitiba ganha mural gigante de André Mendes em prédio no Centro

Luan Galani
31/10/2022 17:24
Thumbnail

Artista curitibano de renome internacional pintou o mural ao longo de cinco dias na esquina da Rua Visconde de Nacar com a Alameda Carlos de Carvalho | André Mendes

O artista curitibano André Mendes, 42 anos, de renome internacional, acaba de finalizar um dos maiores murais que já realizou em seus mais de 20 anos de carreira. Localizado no Centro da capital paranaense, o mural tem 38 metros de comprimento por 10 metros de altura e envolve toda a esquina da Rua Visconde de Nacar com a Avenida Carlos de Carvalho, em um prédio antigo que pertence ao empresário Alexandre Abage.
O pintor assinou exposição solo no Museu Oscar Niemeyer este ano, com curadoria de Nei Vargas, tem obras em coleções privadas de magnatas europeus e asiáticos, criou esculturas gigantes no hotel de luxo Andaz Singapore, uma das joias arquitetônicas de Cingapura, e já expôs até no Centro Cultural Cloître des Billettes, um mosteiro desativado de 1427 no coração de Paris.
O projeto artístico de Mendes valoriza e transforma o prédio da família Abage, que chegou ao Brasil na década de 1920 e adquiriu o terreno no Centro de Curitiba na década de 1940. Além de terem morado no local, foi ali também que funcionou durante décadas a tradicional loja de iluminação que leva o nome da família. Agora o prédio ganha nova roupagem e se estabelece na história da cidade.
Mural traz nova roupagem para prédio histórico da família Abage
Mural traz nova roupagem para prédio histórico da família Abage
Para criar o mural, Mendes se inspirou no
convívio entre as pessoas. “As cores, rostos e figuras interagem com os transeuntes
e podem ser vistas de diversos ângulos”, explica o artista. As linhas do
desenho rompem os limites da parede, expandindo o mural e dando
tridimensionalidade à obra. Outra característica é a pintura realizada na porta
da garagem do prédio, que se adapta à pintura estando aberta ou fechada ou
mesmo em movimento.
Para o artista, a oportunidade de pintar um mural em uma das esquinas mais movimentadas da cidade é uma ótima experiência. “É democrático poder produzir uma obra a céu aberto, onde todos podem apreciar e interagir”, considera.
André Mendes trabalha com diversas interfaces e é celebrado internacionalmente
André Mendes trabalha com diversas interfaces e é celebrado internacionalmente
Mendes levou cinco dias para pintar o painel, finalizado nesta sexta-feira (28) e contou com a ajuda de uma equipe de três pessoas. “O interessante é que as linhas contínuas do mural constroem uma grande imagem e aos poucos as pessoas vão percebendo novos elementos e figuras que compõem à obra”, defende.