Inspiração
Design
Conheça os interiores do mais novo Bulgari Hotel, em Roma
![Thumbnail](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22152853/IL-RISTORANTE-NIKO-ROMITO-ENTRANCE.jpg)
Grife abre a nona unidade da sua rede hoteleira com projeto assinado por Antonio Citterio Patricia Viel. | Divulgação
A menos de 5 minutos da Fontana de Trevi e a poucos passos do Mausoléu de Augusto e da Praça de Espanha, foi inaugurado em 9 de junho o mais novo Bulgari Hotel, na Piazza Augusto Imperatore, no centro de Roma.
É a nona unidade da cadeia hoteleira da renomada grife de jóias e acessórios e o segundo na "Cidade Eterna", como é conhecida a capital italiana (e que abriga também a sede da marca). O edifício, assinado pelo arquiteto Vittorio Ballio Morpurgo, foi construído entre 1936 e 1938 e inaugurado em 1950, representa um importante exemplo de arquitetura racionalista.
A obra do novo hotel leva a assinatura do ACPV ARCHITECTS de Antonio Citterio Patricia Viel, um dos mais renomados escritórios de arquitetura da Itália, responsáveis pelos projetos de interior design de toda a rede hoteleira Bulgari.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22153344/BEDROOM.jpg)
"Nosso objetivo foi recriar a beleza e a sofisticação, assim como a elegância e as refinadas técnicas artesanais da época do Imperador Augusto. Quisemos recriar essa busca pela beleza e sofisticação, bem como materiais e refinadas técnicas artesanais policromadas típicas da época augusta", explica a arquiteta Patricia Viel, CEO do ACPV ARCHITECTS. O resultado se comprova na harmonia entre o rigor estético dos materiais - como pedras naturais do Império Romano - e o estilo arquitetônico essencial do edifício através do uso de texturas.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22153402/BULGARI-SUITE_BATHROOM-1.jpg)
Quatro paletas cromáticas foram escolhidas para decorar as suítes: branco, amarelo, vermelho e verde. Nos banheiros, mármores e quartzitos em diversas cores, muitos dos quais selecionados ao redor do planeta, como o mármore amarelo, do Irã, o mármore vermelho "red jasper" do Sudão, o quartzito verde e o quartzito branco Taj Mahal, do Brasil.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22153557/GREEN-MARBLE-1.jpg)
As mesmas tonalidades se repetem na escolha dos tecidos e dos acessórios e móveis, todos fornecidos por empresas italianas: sofás e camas da B&B Italia e Maxalto, tapetes em seda da Altai, mesas em mármore de Mangiarotti, da Agapecasa, e peças de iluminação da Flos e FontanaArte.
Pela primeira vez, a icônica luminária Arco Flos, de Achille Castiglioni, de 1962, teve sua base original em mármore Carrara alterada, sendo substituída pelas mesmas pedras naturais usadas para o acabamento dos banheiros, tudo com a benção da fundação do designer.
O hotel possui 114 quartos além de uma suíte de 300 m², equipada inclusive com cozinha, e vista para o Mausoléu de Augusto.
Uma vasta gama de serviços também está à disposição dos hóspedes, incluindo um spa de 1.500 metros quadrados que evoca a atmosfera dos antigos banhos romanos, com colunas de mármore, vitrais e uma piscina coberta de 20 metros, com mosaicos inspirados nas famosas Termas de Caracala, o segundo maior complexo de banho público da Antiga Roma.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22153044/SPA-POOL-3.jpg)
O novo Bulgari oferece ainda sala de leitura e biblioteca equipada com uma coleção de preciosos volumes de arte, design, história e arquitetura romana que estará aberta não só aos hóspedes como também ao público em geral, com hora marcada. "Queremos que o hotel se torne um foco de inovação, um laboratório de criatividade, um ateliê para novos serviços e projetos", diz Silvio Ursini, vice-presidente executivo da Bulgari e chefe da divisão de Hotéis e Resorts. “Aqui interpretamos o território, exaltamos a cultura local e celebramos a arte italiana e romana de viver, nesta que é a cidade eterna".
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22153201/LIBRARY.jpg)
No quinto andar, um espetacular terraço acolhe o restaurante Niko Romito e o Bulgari Bar. O primeiro tem cardápio que exalta a culinária italiana contemporânea, criado com exclusivamente pelo estrelado chef para a rede Bulgari Hotels & Resorts. Um ambiente elegante e luxuoso com paredes de mogno e uma exclusiva sala privativa (para mais de 12 pessoas), inteiramente decorada em tapeçaria de seda. O bar, por sua vez, é caracterizado por um grande balcão de mármore preto decorado com elementos icônicos de vidro de Murano que refletem a luz. No térreo tem lugar a primeira boutique-confeitaria "Bulgari Dolci", que traz uma seleção exclusiva de chocolates e tradicionais doces italianos, sempre elaborados pelo multi-estrelado chef italiano Niko Romito.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/06/22153726/LA-TERRAZZA-1.jpg)