Reconhecimento internacional
Design
Brasil tem recorde de premiados no iF Design Award, o “Oscar” do design mundial
O escritório BC Arquitetos levou o iF Gold Award pelo projeto de interiores da Residência DN
Foram anunciados nesta quinta-feira (13) em Berlim, na Alemanha, os vencedores do iF Design Award 2023, um dos principais prêmios do design mundial. No total, 68 projetos brasileiros foram laureados (número recorde para o país), três deles com o troféu máximo da premiação, o iF Gold Award.
O Brasil foi destaque na categoria Arquitetura de Interiores, com iF Gold Award concedido ao escritório BC Arquitetos - comandado por Camila Avelar e Bruno Carvalho - pelo projeto de interiores da Residência DN, um apartamento de 230 m² localizado em um prédio da década de 1970 nos Jardins, em São Paulo.
A proposta e concepção do projeto leva influências modernistas, contemporâneas e minimalistas para o espaço. Na avaliação do júri, "é um projeto sensorial e cenográfico inspirado por um aguçado senso de poética contemporânea" e que "respeita o espírito original do edifício", assentado sobre os pilares da arquitetura, arte e mobiliário vintage.
As demais premiações máximas alcançadas por projetos brasileiros neste ano foram para a designer curitibana Luiza Nery, vencedora do iF Gold Award na categoria de Design de Serviço, pelo desenvolvimento do app do programa Câmbio Verde (da Prefeitura de Curitiba), e para o estúdio carioca Café.art, que teve quatro projetos premiados, entre os quais o iF Gold na categoria User Interface (UI) pelo site do podcast Cova Medida, programa da Rádio Labuta.
Destaque tupiniquim
A edição 2023 do iF Design Award teve quase 11 mil inscrições de 53 países. Dentre elas, 145 eram brasileiras, 92 foram finalistas e 68 acabaram premiadas, uma taxa de 47% de trabalhos laureados - resultado sensivelmente melhor do que o de 2022, quando 30% dos projetos apresentados pelo Brasil foram premiados. Diretora superintendente do Centro Brasil Design (CBD), instituição que representa localmente o iF Design Award, Letícia Castro comemorou o desempenho que, segundo ela, "reforça todo o potencial do design brasileiro e gera cada vez mais visibilidade para as nossas empresas”.
Projetos brasileiros também foram premiados em categoriais como iluminação, arquitetura para varejo e hotelaria, mobiliário, arquitetura residencial e interiores. Confira alguns destaques:
Os vencedores do iF Award são definidos por um júri composto por 133 especialistas a partir da avaliação de cada projeto em cinco critérios: ideia, forma, função, diferenciação e impacto, com a seleção dos 75 vencedores do iF Gold e demais premiados. Dentre os jurados desta edição estava o arquiteto e designer Guto Requena, que representou o Brasil ao lado de Larissa Abad, especialista em Design de Produtos no Grupo Boticário, e de Patrick Speck, design leader da LIXIL Global Design (EMENA).
O iF Design Award Night, cerimônia de entrega dos prêmios, está arcado para o dia 15 de maio, no Friedrichstadt Palast, em Berlim.