Design

BMW faz parceria com famosa designer espanhola e cria galeria para carros de luxo

Daliane Nogueira*
15/03/2019 15:09
Thumbnail

A designer e arquiteta espanhola Patricia Urquiola projetou uma estrutura para expor os carros de luxo da BMW em Munique. Fotos: Divulgação

Há pouco mais de 10 anos a BMW investiu em um imponente prédio em Munique, o BMW Welt. Com projeto do arquiteto austríaco Wolf D. Prix, da empresa alemã Coop Himmelblau, o conjunto abriga a sede, um showroom boutique e o museu da famosa marca de automóveis. É um dos lugares mais visitados de Munique e reconhecido por apresentar os carros como em uma galeria, desfilando a imponência dos modelos de luxo.
Foto: Wikimedia Commons.
Foto: Wikimedia Commons.
Como esse sucesso era preciso um investimento a mais. Daí nasceu o namoro da marca com a designer e arquiteta espanhola Patrícia Urquiola, um ícone da criação de móveis e outros objetos, com peças assinadas para diversas marcas de ponta, como Cassina, Moroso e, recentemente, Louis Vuitton.
Foto: BMW Group/Divulgação
Foto: BMW Group/Divulgação
O que surgiu da parceria desenhada há vários anos foi um palco de exposição para os carros com uma linguagem incomum para o mercado automotivo. Em uma área de pouco mais de 300 metros quadrados, Urquiola desenhou tudo, incluindo o piso, a estrutura metálica que emoldura o cenário e, claro, os móveis. Ela trabalhou em parceria com o vice-presidente de design da BMW Adrian van Hooydonk.
De acordo com os porta-vozes da marca, o grande objetivo é expor os seis novos modelos BMW, que jamais havia lançado tantos carros em um mesmo ano e isso motivou o investimento.
Foto: BMW Group/Divulgação
Foto: BMW Group/Divulgação
Um dos destaques do local é o design do piso. O mosaico azul e verde foi realizado a partir de impressão 3D e usa uma estrutura bioplástica de alguns centímetros de altura. A superfície não tem emendas e ajuda a criar o cenário para evidenciar os carros. Além dos padrões geométricos, o quadro impresso em 3D permite formas livres e orgânicas, bem ao gosto de Urquiola.
Foto: BMW Group/Divulgação
Foto: BMW Group/Divulgação
Em vídeo apresentado no espaço, Urquiola afirma que o trabalho abriu a possibilidade para ela, já bastante experiente, trabalhar com novas possibilidades no campo do design, experimentando formas, materiais e cores. Os móveis apresentados no lounge foram lançados nas últimas temporadas e feiras de design e são fruto do trabalho da designer para marcas italianas de móveis.
Na mesma apresentação van Hooydonk reflete sobre a união entre design e a indústria automobilística, além de apontar os caminhos para o mercado de luxo “que deve combinar inovação e tecnologia, além de oferecer experiências únicas.”
*A jornalista viajou a convite do iF Design Awards.

LEIA TAMBÉM