Uma criadora de objetos. É assim que a artista visual paulista Tatiane Freitas se define em seu perfil no Instagram, onde divulga alguns de seus principais trabalhos, entre eles a série My Old New Chair.
No fim das contas, o que ela faz é exatamente isso: criar novos objetos a partir de outros velhos. Neste projeto, ela utiliza acrílico para preencher as partes faltantes em móveis de madeira, gerando peças totalmente novas e resistentes, com base em itens cheio de história e tradição.

O item que dá nome ao projeto, as cadeiras, são o móvel que mais aparece dentro da série, mas seu trabalho não se resume apenas a elas. Bancos, mesas, conjuntos de sala e até mesmo camas e cabeceiras já receberam a intervenção da artista visual, que em breve pretende passar a incluir em seu trabalho ainda peças como o cimento.
Um pé na moda, outro no design
Tatiana começou a desenvolver o trabalho da My Old New Chair antes de se graduar em Moda, quando foi “naturalmente atraída pelo design”, como conta em seu site.

Em 2010, apresentou os primeiros produtos da série e, três anos depois, fez sua primeira exposição internacional, a Edición Número Cero La Habana, na Casa del México, na capital de Cuba. Em 2016, ela expôs os produtos da série em Nova York, na exposição Clairvoyance, da galeria Guy Hepner.
Em uma brincadeira com memória, identidade, oposições entre passado e presente, velho e jovem, o trabalho de Tatiane depõe a favor da máxima de que tudo é resgatável e renovável, mesmo aquele móvel que você achava que não tinha mais jeito.
Veja mais fotos




*Especial para Haus