Arte popular

Design

Artesol e JK Iguatemi realizam leilão beneficente em prol do artesanato de tradição

Cristina Seciuk
18/11/2022 18:45
Thumbnail

A ONG Artesol se junta ao Grupo Iguatemi para a 14ª edição do seu tradicional Leilão de Arte Popular

Trinta peças da autoria de importantes artistas populares e artesãos brasileiros serão leiloadas na próxima segunda-feira (21) em evento realizado pela ONG Artesol (Artesanato Solidário) em parceria com o Grupo Iguatemi. Fundada em 1998, a Artesol atua na valorização do artesanato brasileiro de tradição, no estímulo à autonomia dos produtores e no fortalecimento desse fazer como patrimônio cultural material e imaterial do país.
O já tradicional Leilão de Arte Popular chega à sua 14ª edição de volta ao formato presencial -- após dois anos de edições virtuais, em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19 -- como parte da Noite Cultural Artesol, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Os convites já estão à venda e custam R$ 690. A programação vai celebrar o artesanato brasileiro e levantar recursos para financiar os projetos encabeçados pela organização, idealizada pela antropóloga Ruth Cardoso (também ex-primeira dama, companheira de Fernando Henrique Cardoso, a quem deixou viúvo em 2008).
Entre os principais nomes que terão peças disponibilizadas no leilão estão os escultores mestre Petrônio e Salvinho, ambos da Ilha do Ferro (AL), que desponta no cenário nacional como um dos grandes polos criativos do país, e o ceramista José Maria Ulisses, do Vale do Jequitinhonha (MG). Serão leiloadas também obras de Jasson Gonçalves da Silva, de Belo Monte (AL), e André Menezes, de Recife (PE).
O evento terá início às 18h e inclui coquetel e jantar sob o comando da chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, e uma visita guiada à loja conceito do projeto Artiz, que reúne artesanato, arte popular e moda, com curadoria especial. O espaço será reinaugurado com num novo mix de produtos, incluindo peças de marcas de moda e design que atuam em parceria com artesãos brasileiros.
Todos os recursos provenientes da venda das peças serão destinados à manutenção dos projetos de inclusão socioprodutiva, inovação social, fomento cultural e de geração de renda que beneficiam cerca de cinco mil artesãos por todo o país. Conforme a Artesol, a atuação está focada especialmente em comunidades tradicionais, aldeias indígenas, povoados quilombolas e diferentes territórios criativos brasileiros. A organização também é idealizadora da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, uma tecnologia social premiada que promove a capacitação de milhares de artesãos, fomenta a economia criativa, cria oportunidades de negócios e divulga o artesanato e arte popular brasileira mundo afora.
Mais informações sobre a compra de convites e outros detalhes sobre o evento podem ser consultados na página da Artesol.