Design
5 produtos curitibanos entre os melhores do design brasileiro

Incensário Haus, descanso Tec e Ganchinhos Kebragalho são alguns dos finalistas do 6ª Prêmio Objeto Brasileiro. Fotos: Divulgação
A produção artesanal contemporânea brasileira está de vento em popa, e o Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela instituição A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, vem para coroar os melhores da área.
A premiação, que acontece a cada dois anos, chega a sua 6ª edição em 2018 com 64 finalistas — dos quais cinco são curitibanos: um do estúdio Marcenante e quatro da Guria Marcenaria, marca com maior número de selecionados.

Para a designer da marca Juliana Bello Schlichting, é a missão da marca que ganha destaque, mais do que serem campeões na quantidade. “Para a gente, que é pequeno produtor e ainda está conquistando nosso espaço, o prêmio vem fortificar o caminho que estamos trilhando. Isso é ver que estamos tomando o rumo certo na nossa produção e nos nossos valores”, afirma. Junto com Diogo Santos, ela produz as peças artesanalmente e em pequenas quantidades.
Um dos valores mencionados por Schlichting que ganhou visibilidade com o prêmio é o upcycling, já que três das quatro peças são feitas a partir do reaproveitamento de materiais descartados. São eles os ganchos de parede Kebragalho, feitos com galhos de araucárias podados; o incensário Haus, feitos com refugo de madeireiras; e o suporte Upcup, que reutiliza garrafas de vinho branco.
LEIA TAMBÉM

O outro selecionado foi o descanso Tec, que já foi finalista do Prêmio Salão Design. “Ele tem um design divertido, porque precisa da interação humana para funcionar. É uma peça para soltar a criatividade”, destaca Schlichting.
Essa foi a segunda vez que o estúdio é finalista do Prêmio Objeto Brasileiro. Em 2016, participou com as Luminárias Orvalho.

Finalistas e vencedores
Da curitibana Marcenante, o finalista escolhido foi o suporte ÍON. A barra de cumaru maciço leva ímãs que podem sustentar facas, ferramentas ou chaves.

O Prêmio Objeto Brasileiro é divido em três categorias: objeto de produção autoral, objeto de produção coletiva e ação socioambiental. Os vencedores serão anunciados na segunda semana de novembro. Todos os selecionados vão integrar uma exposição no Museu do Objeto Brasileiro, que acontece de novembro a dezembro deste ano. Confira aqui todos os finalistas.