ABcasa Fair

Design

12 destaques em mobiliário e decoração da maior feira de artigos para casa da América Latina

Sharon Abdalla*
07/02/2024 12:13
Thumbnail
O calendário dos eventos de arquitetura e design de interiores segue apresentando os principais lançamentos e tendências do setor para 2024. Nesta semana, eles podem ser conferidos na 12ª edição da ABCasa Fair, que segue até esta quarta-feira (7), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Maior feira de negócios (B2B) do segmento de artigos para casa e decoração na América Latina, o evento reúne cerca de 400 expositores, entre importadores, indústrias e artesãos brasileiros, oferecendo aos varejistas uma oportunidade de renovarem seus estoques e, aos profissionais de arquitetura e clientes finais, de acompanharem as novidades e se atualizarem para o desenvolvimento de projetos e decoração dos ambientes.
"Estamos vendo [aparecer] muito a questão da decoração vernacular, que reforça [itens] e o estilo de cada região. Em termos de formato, eles seguem bem orgânicos. Temos também a questão da entrada cada vez mais presente do verde para dentro da casa", pontua o diretor executivo da ABCasa Fair, Anderson Passos, ao destacar algumas das tendências apresentadas na feira.
HAUS visitou a ABCasa Fair e selecionou 12 itens que se destacam pelo design, conforto e conceito e que são uma amostra do que veremos nas nossas casas e ambientes corporativos neste ano. Confira!

Natural

Peças de mobiliário e iluminação em fibra natural da Biasã são importadas da Indonésia
Peças de mobiliário e iluminação em fibra natural da Biasã são importadas da Indonésia | Sharon Adalla/HAUS
As fibras naturais conquistam cada vez mais espaço enquanto matéria-prima e recebem ainda mais destaque na decoração. Tramas em fibra de bananeira e rattan são destaque do mobiliário à iluminação trazendo sensação de frescor do material natural aliada à do aconchego do trabalho artesanal aos ambientes. 
Também da Indonésia vem o trabalho em tramas de fibra natural das peças da Thay Thay
Também da Indonésia vem o trabalho em tramas de fibra natural das peças da Thay Thay | Sharon Adalla/HAUS

Surrealismo

Objetos decorativos e utilitários da Danienne Cerâmica flertam com o surrealismo em cores e formas
Objetos decorativos e utilitários da Danienne Cerâmica flertam com o surrealismo em cores e formas | Sharon Adalla/HAUS
Formas lúdicas e cores impactantes aparecem em peças que 'bebem' no surrealismo e trazem à tona referências desta corrente artística que insere pitadas de ousadia à decoração dos ambientes.
Vasos da Mai Home também são inspirados na referência do movimento artístico
Vasos da Mai Home também são inspirados na referência do movimento artístico | Sharon Adalla/HAUS

Texturas

Nova coleção da Lucatti Artes e Decorações traz formas orgânicas e texturas para os vasos
Nova coleção da Lucatti Artes e Decorações traz formas orgânicas e texturas para os vasos | Sharon Adalla/HAUS
A decoração não é apenas para ser vista, mas também sentida. As texturas estão presentes nos mais diversos produtos, incluindo os cerâmicos, que além das formas sinuosas, ganham acabamentos que instigam o tato.
Discreta, mas também presente, a textura rústica é sentida na linha da Novo Tempo Cerâmica
Discreta, mas também presente, a textura rústica é sentida na linha da Novo Tempo Cerâmica | Sharon Adalla/HAUS

Externo

A menor espessura da corda náutica confere toque agradável ao sentar das cadeiras e poltronas da Caiçara. Os padrões gráficos conferem toque de ousadia às peças, como a cadeira de praia
A menor espessura da corda náutica confere toque agradável ao sentar das cadeiras e poltronas da Caiçara. Os padrões gráficos conferem toque de ousadia às peças, como a cadeira de praia | Sharon Adalla/HAUS
O apelo que convoca à proximidade com a natureza nos ambientes domésticos e corporativos faz da corda náutica material presente em boa parte dos mobiliários para áreas externas. Ela aparece em tramas com fios de diversas espessuras e padrões, do tricô ao grafismo, que conferem delicadeza, ares modernos ou robustez aos móveis que vão da varanda à beira-mar.
O tricô em corda náutica com detalhe em preto descada o espaldar da cadeira Aurora, da Scaburi Móveis
O tricô em corda náutica com detalhe em preto descada o espaldar da cadeira Aurora, da Scaburi Móveis | Sharon Adalla/HAUS

Bolhas

Esferas coloridas em vidro remetem às bolhas de sabão no abajur da Lucatti Artes e Decorações
Esferas coloridas em vidro remetem às bolhas de sabão no abajur da Lucatti Artes e Decorações | Sharon Adalla/HAUS
Formas esféricas e ovaladas invadem as luminárias para além das cúpulas em propostas que reforçam o apelo estético das peças, em especial dos abajures, trazendo cores e texturas às bases.
Na Bella Iluminação, as formas ovaladas compõem a base em vidro do abajur

Sempre a madeira

Lançamento da Desigan, as mesas Forest, em tauari
Lançamento da Desigan, as mesas Forest, em tauari | Sharon Adalla/HAUS
Rainha entre as matérias-primas, a madeira não perde a majestade e aparece em diversos lançamentos, do mobiliário aos itens de decoração. O apelo sustentável está presente e é evidenciado em trabalhos artesanais que exaltam a beleza e a história de madeiras recuperadas ou oriundas de demolições.
A Mukifu Design produz luminárias com cúpulas, fios e filamentos customizáveis com base em lascas de madeira prensada e troncos de reaproveitamento
A Mukifu Design produz luminárias com cúpulas, fios e filamentos customizáveis com base em lascas de madeira prensada e troncos de reaproveitamento | Sharon Adalla/HAUS
*A repórter visitou a feira a convite da ABCasa Fair.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!