A edição comemorativa da 10ª edição do Salão de Gramado foi adiada para 2025. O evento, que seria realizado no último mês de junho, teve seu calendário prorrogado primeiramente para agosto de 2024 e, agora, para junho de 2025. O adiamento ocorre após várias reuniões entre a organização do evento, expositores, fornecedores e colaboradores e é reflexo da calamidade enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas que atingiram boa parte do estado gaúcho.
Assim, o tradicional encontro de importantes indústrias do setor moveleiro e de decoração de todo o país agora terá palco entre os dias 16 e 19 de junho de 2025, no Pavilhão Serra Park, na Serra Gaúcha.
“Infelizmente, os problemas ocasionados pelas fortes chuvas e enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no último mês, comprometeram a visitação e a estrutura de nosso evento, fazendo com que a feira pudesse sofrer uma baixa [no número de visitante] e, com isso, não trazer o resultado satisfatório a todos os envolvidos e aos investimentos dos nossos expositores”, explica o CEO Flavio Ferreira, diretor da promotora XPO Feiras e Eventos. “Entendemos que esta foi a melhor resolução após análises, pesquisa in loco e muitas conversas. Chegamos a um acordo com os expositores para uma data em agosto, porém, com o cenário atual do Estado, onde inúmeras empresas buscam a reestruturação, inclusive o aeroporto de Porto Alegre, entendemos que manter [o Salão] este ano não traria o retorno desejado a todos os nossos visitantes”, completa, em nota.
Dentre da programação de eventos paralelos do Salão de Gramado, estava prevista para o último dia 09 de junho a noite de premiação dos vencedores do Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais, em Gramado (RS). A realização deste evento ainda não foi descartada pela organização, que estuda a possibilidade de realizá-lo em São Paulo, considerando que os trabalhos finalistas já foram divulgados e a curadoria do Prêmio não deseja divulgar os vencedores somente em 2025.
“Estamos conversando com alguns parceiros para levarmos o evento, excepcionalmente neste ano, para a capital paulista, onde iremos entregar o troféu 'Oscar Niemeyer' aos vencedores e realizarmos a mostra das peças finalistas”, acrescenta Marcio Magnus, diretor de planejamento do Salão de Gramado, também em nota.