Decoração
Você sabe como escolher a árvore de Natal certa para sua casa?
As árvores de Natal são um dos pontos principais da decoração natalina. Fotos: The Merry Thought/Reprodução (esq.) e Reprodução Pinterest (dir.)
Dezembro está chegando e muita gente já está preparando a decoração natalina da casa. E você já sabe qual será a árvore deste Natal? Ponto-chave para conferir o clima lúdico da festa, ela pode variar conforme o estilo da sua festa e o tamanho da sua casa.
Primeiro, escolha se você quer uma árvore natural ou sintética. As naturais – geralmente pinheiros ou cedro – precisam de espaço (um vaso grande que acomode bem as raízes), cuidados com rega e iluminação. A beleza natural vai dar um clima especial à decoração, além do cheirinho que fica no ambiente. Importante lembrar que os galhos das árvores naturais podem pender com o peso dos enfeites.
No caso das árvores artificiais, há diversas opções no mercado, inclusive de cores. As mais usadas são as verdes, mas também dá para investir em um pinheirinho de cor branca, que combina mais com determinados ambientes.
O tamanho e o formato da árvore também são importantes, levando em consideração o ambiente em que ela será inserida: se é espaçoso ou pequeno, alto ou com um pé-direito mais baixo, amplo ou com muitos móveis ao redor. Para cada caso, há uma alternativa ideal, de acordo com a rede de lojas de decoração Cecilia Dale.
Para espaços amplos e com pé-direito alto, é possível investir em uma árvore de design tradicional, dessas que têm a base mais larga. O ideal é que cheguem quase no teto. Cuidado para escolher aquelas com mais galhos, para que não fiquem “buracos”.
Ambientes com pé-direito duplo, mas sem muito espaço no chão, pedem uma árvore de Natal diferente. Neste caso, a do tipo “guarda-chuva” é ideal. Com visual invertido, ela tem a base mais estreita que o topo, o que a torna ideal para ser posicionada entre móveis, por exemplo.
Para os espaços pequenos, além da árvore tradicional em um tamanho menor, hoje há também outras opções, como as de estilo slim, mais finas. Elas têm uma base menor, mas são repletas de galhos até a ponta.