Decoração

Vitra made in Brazil

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
22/05/2014 03:12
Thumbnail
Queridinha entre arquitetos e designers, a Vitra finalmente chegou a Curitiba. Os móveis da badalada marca suíça começaram a ser vendidas no mês passado pela Inove Galeria, no Batel. Mas as novidades da empresa não pa­­ram por aí. A diretora da Vitra no Bra­sil, Lucia Susuki, conversou com a reportagem da Viver Bem Casa & De­­coração sobre os planos da grife de móveis para o país com a inauguração da fábrica brasileira no segundo semestre.
Qual é a trajetória da marca? Como tudo começou?
A Vitra começou na década de 1970. Tudo teve início quando a família Fehlbaum, fundadora da Vitra, foi passar as férias em Nova York. Durante um dos passeios, o táxi parou em frente a uma loja Herman Miller e, na vitrine, estava a cadeira Plywood, dese­nhada pelo casal Charles e Ray Eames. Willi Fehlbaum se apaixonou pela cadeira e re­sol­veu que fabricaria o mobiliário dos desig­ners norte-americanos na Europa, pois não existia nada parecido lá até então. Com o tempo, a empresa foi desenvolvendo produ­tos próprios. E o primeiro foi a cadeira Pan­ton (criada em 1967 pelo dinamarquês Verner Panton).
Há quanto tempo a empresa está no Brasil?
A Vitra tem trabalhado com distribuidores e representantes há aproximadamente 17 anos. E, há mais ou menos três anos, iniciamos um plano estratégico para ganhar novos mercados. Nós abrimos um escritório e um showroom oficial em fevereiro em São Paulo. O próximo passo é inaugurar nossa fábrica brasileira, que está localizada na capital paulista.
Qual o futuro da marca no país?
A unidade brasileira da Vitra dará agilidade nas entregas e poderá reduzir de 30% a 50% o preço final das peças. Além disso, a fábrica será referência, um centro de distribuição na América Latina. Vamos exportar para os países vizinhos e a empresa pretende crescer muito no país e também no Chile e na Argentina.
A marca trabalha só com designers estrangeiros?
Ela trabalha com os melhores designers, independente mente da nacionalidade. A marca chegou a conversar com os Irmãos Cam­pana, mas as negociações não avançaram. Também procuramos Oscar Niemeyer (1907-2012). Talvez até algumas peças do arquiteto sejam fabricadas futuramente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!