Decoração

Viagem no tempo

Daliane Nogueira
27/03/2014 03:28
Thumbnail
A história da arte e do mobiliário brasileiros sempre encantou o engenheiro civil carioca Éverton Mesquita e o médico veterinário curitibano Gilmar Zandona. A paixão foi levada tão a sério que, juntos, eles transformaram uma casa centenária na região central de Curitiba em uma experiência histórica inesquecível.
Há 23 anos, eles mantêm no local uma coleção de móveis que mostra como era morar no Brasil nos séculos 17, 18 e 19. Há peças retratando cada época, como as que expressam as graciosas curvas do barroco brasileiro do século 18 e as linhas retas, influência do mobiliário inglês. A coleção é das mais raras no país e, sempre que possível, é renovada.
“A casa foi restaurada, mas mantivemos o aspecto original, renovando as estruturas que estavam comprometidas pelo ataque dos cupins. A ideia é preservar, guardar a memória do imóvel”, comenta Mesquita.
O local é residência e endereço do Casarão Artes e Antiguidades, que fez sucesso como uma das mais importantes lojas de antiguidades de São Paulo, entre 2007 e 2010, quando estava instalada no Jardim Paulista. A dupla segue sendo atração anualmente no Salão de Arte de São Paulo.

Espaços