Decoração

Veja como um projeto que valoriza os detalhes pode embelezar uma sala

Daliane Nogueira
04/08/2011 03:27
Thumbnail
A bancária Verônica Oliveira e o marido Luís Ricardo compraram a primeira casa há seis anos e desde então vêm tentando deixá-la bem decorada. Para isso, ela sempre pesquisa novas combinações, visita feiras e consulta os amigos. Mesmo assim, a decoração da sala – de 15 m² – ainda não a agrada. “Sei que falta alguma coisa para torná-la mais aconchegante, mas não sei exatamente em que investir”, diz. Para o casal, a sala é um dos espaços mais importantes da casa, por proporcionar o convívio durante as refeições e os momentos de descanso.
A decoração, feita com uma ideia aqui outra ali, tem móveis e pintura relativamente novos. Verônica é adepta das cores neutras, mas acredita que um leve toque de cor cairia bem no espaço. A iluminação é outro ponto de insatisfação. A sala tem dois ambientes e há dois plafons para iluminar. “Sou apaixonada por aqueles pendentes sobre a mesa de jantar, mas ainda não encontrei um bonito e que fique elegante”, afirma.
Avaliação e Proposta
A arquiteta Juliana Cararo procurou atender a solicitação de manter os móveis recém-adquiridos, fazendo a complementação dos painéis de fundo da tevê, para dar mais evidência e imponência ao mobiliário existente. Sugere também a colocação de um módulo complementar ao lado do rack, com uma prateleira superior e dois nichos com portas basculantes de vidro ou espelho para organizar copos e taças.
“Proponho uma nova pintura nas paredes, em um tom da mesma gama de cores do sofá. Outra sugestão é a aplicação de papel de parede na área de jantar, exceto no local destinado aos quadros”, diz Juliana. Outra indicação é o espelho atrás da mesa de jantar, para dar mais amplitude à sala.
A pintura da porta em branco é uma boa dica para suavizar o visual.
Com relação à iluminação, a arquiteta sugere uma luminária pendente sobre a mesa de jantar, que tem função mais decorativa. “Ao lado do espelho duas arandelas complementariam a iluminação e decoração. Na sala de estar, o ideal seria um rebatedor para uma iluminação geral”, afirma Juliana.
Na opinião da profissional, a cortina deve ser longa com um xale bem leve em tom mais escuro, compondo com a persiana em tom mais claro que a parede. “Ainda no quesito tecido, proponho a substituição do forro das cadeiras para um tom de bege claro, um tapete claro na área do sofá e a combinação de almofadas lisas e com estampas floral variando do bege ao marrom para dar contraste”, completa a arquiteta. O orçamento aproximado para a redecoração é de R$ 5.950.
Arquiteta Juliana Cararo — (41) 3079-9093
Participe
Quer receber dicas profissionais para melhorar a decoração de sua casa?