Depois da ceia
Decoração
Saiba como limpar o fogão e o forno no pós-festas e aumentar a vida útil dos eletrodomésticos
Natal e Ano-Novo são, inegavelmente, festas de abundância gastronômica. É uma época em que a cozinha trabalha o tempo todo - em especial, o fogão e o forno. Nesse período do ano, é importante não negligenciar os cuidados com os eletrodomésticos que garantem o sucesso das festas e se certificar de que serão higienizados adequadamente. Mas, como limpar o fogão e o forno depois de tantos assados e frituras? Não existe “um jeito certo”, mas alguns passos e pontos de atenção podem trazer mais durabilidade para os protagonistas da cozinha.
O contato constante com alimentos e, principalmente, com a gordura, é um dos principais motivos da necessidade dessa limpeza cuidadosa, já que isso compromete inclusive aspectos como a segurança alimentar. Samuel Girardi, coordenador de desenvolvimento de produtos da Mueller, traz algumas sugestões da fabricante para otimizar a higienização e evitar danos às peças.
Segundo o especialista, a limpeza começa durante o próprio uso. Esquecer de tapar panelas e travessas, por exemplo, é um erro comum. Respingou, desligue a boca e limpe imediatamente com um papel toalha, com cuidado para não se queimar. Isso evita que o calor fixe as manchas nos materiais do forno e do fogão.
No quesito materiais de limpeza, ele recomenda detergentes neutros e desengordurantes próprios para limpar o fogão e o forno como a escolha mais adequada, mas também pode ser usada uma solução caseira de vinagre branco e bicarbonato de sódio. “A junção desses dois itens é bem popular e possui um efeito potente para a limpeza de diversos objetos sem causar riscos ao usuário e ao aparelho”, explica Girardi.
Passo a passo para diferentes superfícies
O segredo para limpeza correta e manutenção do fogão e forno está em seguir as técnicas adequadas. Antes de iniciar a limpeza, verifique se o seu fogão está frio – caso esteja quente aguarde até esfriar para começar. Para otimizar o tempo da tarefa, peças menores e que podem ser retiradas, como grades, bocas e prateleiras, devem ser lavadas primeiro. Caso as peças estejam muito sujas ou engorduradas, há ainda a possibilidade de deixá-las de molho em água quente com uma solução caseira e de fácil preparo que é a de bicarbonato e vinagre para remover todas as gorduras e impurezas.
Girardi explica que fogões com mesa de inox requerem alguns cuidados específicos para que a etapa de higienização não comprometa sua superfície com possíveis manchas, ferrugem ou amarelamento. A indicação da Mueller é borrifar produtos específicos para esse tipo de material por toda a superfície e esfregá-la suavemente com esponja ou pano macio. Há também a possibilidade de utilizar uma solução de detergente neutro e água. "Após a limpeza, deixe o local secar naturalmente. Também é importante utilizar panos que não soltem pelos para evitar o trabalho de retirá-los e, caso a sujeira persista, o processo deve ser repetido”.
Palhas de aço devem ser evitadas para limpar superfícies de inox, pois riscam e danificam o material. “Outras dicas valiosas são: não utilizar nenhum tipo de produto abrasivo durante a limpeza para melhor conservação do seu fogão e não cobrir o fogão de inox com papel alumínio, isso costuma manchar a superfície”, recomenda.
Já no caso dos modelos com superfície de vidro, o que normalmente incomoda os usuário são as manchas devido à concentração de gordura no local. Investir em produtos especiais para essa superfície, como os limpa-vidros utilizados para higienizar as janelas, e preferir panos que não soltem pelos são as sugestões de Girardi.
Como limpar o forno
Quando o forno é utilizado com frequência, é comum que fique com respingos de gordura e comida. Além de ser anti-higiênico, o acúmulo de alimentos queimados pode gerar cheiro desagradável durante o uso e até fumaça. Como essa é uma área de mais difícil alcance, o ideal é apostar em produtos que sejam eficientes e práticos, como os ‘limpa fornos’ em spray, que são de fácil aplicação e compostos por ingredientes especificamente voltados à remoção de todos os tipos de gordura e sujeiras. “Opte sempre por ‘limpa fornos’ sem soda cáustica em sua composição. Altamente oxidante, o produto pode danificar as superfícies, além de prejudicar o meio ambiente”.
Girardi recomenda que fornos e fogões sejam limpos sempre após o uso ou pelo menos entre duas e três vezes na semana. Se você tem o cuidado de manter a limpeza periódica, todo esse processo vai ser muito mais fácil - além de aumentar a durabilidade do seu produto.
Parece bastante óbvio, mas como algumas áreas do fogão, especialmente o forno, ficam fora do alcance da vista, há quem esqueça. “A facilidade na remoção da sujeira quando a limpeza é realizada periodicamente, logo após a utilização, é um dos motivos que torna a limpeza periódica tão importante. Quando não realizado, se torna mais difícil a limpeza, pois temos a impregnação e, consequentemente, o dano permanente ao produto”, explica Girardi. O principal risco de não manter este hábito, segundo ele, é a deterioração dos componentes do produto com a oxidação e ferrugem, o que também traz uma redução significativa para a vida útil do produto.