Decoração
Vai reformar a casa? Conheça novos revestimentos feitos de cimento
Revestimento cimentício da linha Tribus da Castelatto. Fotos: Divulgação Foto: Divulgação.
Elegantes e versáteis, os revestimentos cimentícios têm ganhado cada vez mais espaço nos projetos que buscam aliar modernidade e custo-benefício. Tal fato, por consequência, atrai a atenção das empresas, que investem cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias que permitam se trabalhar texturas, cores e composições nas peças.
Para a arquiteta Marília Zimmermann, a fama dos revestimentos de cimento arquitetônico se deve a maior volumetria proporcionada pelos modelos e à resistência deste material, o que reduz a necessidade e, consequentemente, o custo com manutenções.
“Os cimentícios têm um efeito 3D muito mais forte do que um porcelanato, o que possibilita um efeito incrível quando se joga iluminação sobre as peças. Eles também podem ser aplicados sem rejunte e alguns modelos ainda aceitam pintura, o que possibilita ao revestimento ter qualquer variação de cor”, acrescenta.
Confira as principais novidades em cimento arquitetônico que estão sendo apresentadas na Expo Revestir 2017, a maior e mais importante feira de revestimentos do país.
Efeito aquarela
Peças com estampas com tons intensos e vibrantes que parecem dar vida ao concreto. Assim pode ser descrita a linha Colors Collection, apresentada pela Castelatto. Por meio de uma tecnologia inovadora, a empresa trabalha a fusão de cores dentro do concreto arquitetônico, tendo como resultado peças que parecem verdadeiras pinturas. A volumetria e os recortes que dão profundida às placas são outras características presentes na coleção. Apresentada como conceito na feira, a linha ainda está sendo desenvolvida e deverá ser lançada em meados de junho.
Revestimento cimentício da linha Colors Collection, da Castelatto.
Composição
No estande do Senhor das Pedras, o destaque vai para os revestimentos formados pela composição de duas ou mais placas cimentícias nas linhas Fiore e Satin, que formam painéis em formato de flores ou em estilo capitonê.
Placas da linha Satin, que podem ser utilizadas como cabeceiras de camas, por exemplo.
Já a linha Madeira reproduz fielmente as tábuas, sendo ideais para o revestimento de pisos. Todas as peças da marca, que tem acabamento liso ou com textura, aceitam pintura, o que potencializa ainda mais a possibilidade de personalização e renovação dos ambientes.
Peças de design
Com quatro lançamentos na Expo Revestir, a Solarium Revestimentos traz nomes consagrados para assinar as novas peças do catálogo. As linhas Cinética (inspiradas nos brises) e Contemporânea (que permite se trabalhar a horizontalidade e a verticalidade das peças), foram desenvolvidas pela arquiteta capixaba Vivian Coser.
Linha Cinética, assinada por Vivian Coser para a Solarium. Foto: Divulgação.
Já o cobogó Leno (que permite brincar com a iluminação dos ambientes), e o revestimento Joá (elaborado em forma de losango), são assinados pelo renomado designer Zanini de Zanine.
Cobogó Leno, criação do designer Zanini de Zanine. Foto: Divulgação.
Formas geométricas
Acompanhando uma das principais tendências em revestimentos, a Santorino reforça o geometrismo e os elementos tridimensionais em suas peças. Placas com formas retangulares, quadradas, hexagonais e desconstruídas estão entre os destaques da marca, assim como as metalizadas, que recebem uma aplicação em resina e trazem colorações em tons de prata e bronze.
Linha Hive, da Santorino, apresenta formatos hexagonais em três dimensões.