Decoração
Reforma completa em apartamento de quase 30 anos amplia a sala usando madeira e concreto
Projeto de reforma feito pelo arquiteto Marcos Bertoldi usou elementos como madeira e concreto. para atualizar o layout e a decoração de um apartamento dos anos 1990. Foto: Alessandra Okazaki / Divulgação
Um apartamento em edifício dos anos 1990 com uma decoração bem datada e layout desatualizado. Esse era o cenário apresentado para a equipe do escritório do arquiteto Marcos Bertoldi. “As soluções espaciais eram precárias: banheira integrada ao quarto, paredes em ângulos, esquadrias internas com detalhes neoclássicos, azulejos decorados, piso acarpetado e sala de jantar para um máximo de quatro cadeiras. Todo esse conjunto precisava de uma atualização”, explica o profissional.
A família a ocupar o imóvel é composta por um casal e duas filhas pequenas. Nas viagens, eles costumam hospedar-se em hotéis boutique em destinos descolados. Entre os desejos para o “novo” apartamento estava a composição com peças de design e um visual mais clean. A solução passou pelo uso extensivo da madeira como no piso, paredes divisórias e nos armários embutidos, feitos em madeira cumaru, em busca de uma limpeza visual e uma estética contemporânea.
Sala de estar
Um grande armário, abrindo em portas camarão, resume todo o apoio necessário ao uso das salas como home-cinema, bar, aparador e cristaleira além de esconder o acesso ao corredor dos quartos. O pilar de concreto armado teve o reboco removido e foi exposto, para um contraste com a textura soft das madeiras. As paredes foram tratadas com uma massa de cimento na cor natural.
Jantar
Naturalidade e imperfeição, essa percepção é incrementada na sala de jantar com os elementos rústicos como a mesa Tora Brasil que acomoda oito cadeiras Jader Almeida. As luminárias, simetricamente dispostas, completam o visual.
Suíte de casal
No quarto principal a marcenaria prevê armários em veneziana para melhor ventilação e um bom design. Uma grande cômoda, para complementar os armários, foi disposta ao lado de uma poltrona Aviador, de Fernando Mendes. Na área de vestir, uma icônica cadeira Girafa, de Lina Bo Bardi.
Banheiros
Os banheiros foram setorizados e revestidos com quartz stone branco e cimento. Completam o visual, os metais com design clean e o armário branco de linhas retas.
Suíte das meninas
A suíte das filhas tem um espaço reduzido e foi desenvolvida de maneira que pudesse funcionar interligada ou separada por porta de correr embutida em painel de madeira, preservando a privacidade das meninas. Destaque para a cabeceira das camas com detalhe capitonado em tecido colorido.