Decoração
Tudo que você precisa saber antes de montar sua árvore de Natal; siga o passo a passo
Confira inspirações para decorar o pinheirinho e a casa nas próximas semanas Fotos: Reprodução/Pinterest
Para uma decoração natalina ficar completa, o pinheirinho é muito importante, não é mesmo? Algumas pessoas gostam da árvore apenas com luzes. Outros já preferem o artigo conforme manda o figurino tradicional: cheio de luz e enfeites. Mas quanto de luz colocar? E a quantidade de bolas e laços? Para os que gostam da decoração variada, algumas dicas sobre cores, a decisão de um tema, a quantidade indicada de cada enfeite e a ordem de colocá-los na árvore pode deixá-la ainda mais bonita.
Sylvia Dale, da rede de lojas de decoração Cecilia Dale, afirma que, primeiramente, o importante é seguir uma cor. Seja com tons mais tradicionais de vermelho, verde e dourado, ou com os mais modernos, como prateado, azul e até mesmo candy colors, é essencial que você siga uma linha harmoniosa em toda a árvore.
Outro ponto-chave é optar por um tema. “Não é indicado misturar enfeites mais lúdicos, como bichos de pelúcia, com algo mais religioso, por exemplo. O ideal é focar em uma dessas ideias”, explica. Outra dica importante é decorar com tempo, já que é comum comprar os enfeites e, ao começar a montar, perceber que faltam itens.
E, como o dia indicado para enfeitar a casa já está chegando – neste ano é 27 de novembro -, reunimos um passo a passo para decorar a árvore de Natal, com algumas dicas do que fazer e não fazer. E lembre-se: “O mais importante é divertir-se. Não é para se estressar. Coloque uma música ou pegue uma taça de vinho e desfrute do momento”, aconselha Sylvia.
Passo 1 – Ajeite a árvore
Comece preparando bem o pinheiro, abrindo os ramos e desamassando os galhos. Esse passo deixará a árvore de Natal mais vistosa, o que dará uma boa base para a decoração.
Passo 2 – Coloque as luzes
Depois de organizar bem os ramos, coloque as luzes. Colocá-las antes vai evitar que os fios fiquem na frente dos enfeites. E qual é a melhor forma de instalar as luzes no pinheirinho? De acordo com Sylvia, o ideal é enrolar os cordões de luz em toda a extensão dos galhos, formando um espiral luminoso em cada um. “Isso faz com que a árvore pareça ter luz natural e fique iluminada por dentro”, explica.
Sobre a quantidade, Sylvia explica que, se objetivo é deixar a árvore bem iluminada, o ideal são três cordões de luzes para cada metro de altura. Outra dica é usar lâmpadas LED: além de gastarem menos energia, são envolvidos em plástico, o que evita que quebrem e danifiquem o restante do cordão.
Sylvia também afirma que sua preferência é por luzes transparentes, em vez das coloridas. “Acho que são uma opção mais básica, que combina com qualquer decoração”, diz. E em lugar de usar a famosa opção pisca-pisca dos cordões, ela prefere deixá-las estáticas. “Assim, elas dão um aspecto de luz de velas, que eu acho charmoso”, completa.
Passo 3 – A vez dos enfeites
Agora é a hora de colocar os enfeites. Mas, antes de começar, acenda a árvore. “Com isso, é muito mais fácil identificar ‘buracos’, espaços que estão sem luz ou com menos galhos, e cobri-los com artigos maiores ou mais importantes”, afirma. Além disso, você também terá mais noção de como o pinheirinho está ficando.
Primeiramente, pendure os enfeites maiores, como laços e bolas grandes. Depois, os outros, em ordem de tamanho, até chegar aos menores, que são ideais para arrematar os espaços que sobram. “Gosto de começar colocando os laços. Depois, ponho uma bola embaixo de cada um deles. Terminado isso, é a vez de inserir os outros enfeites, como bichos de pelúcia ou anjos. No final, gosto de arrematar os buracos que ainda restam com ramos de folhas, colocando-os até o fundo da árvore”, afirma. O número de enfeites depende do efeito que você quer dar: se cheia, invista em mais enfeites e nos acessórios maiores, que enchem mais; se mais minimalista, opte por poucos objetos ou deixe só a luz aparecendo.
Sobre a localização certa para os diversos tamanhos de enfeites, há a recomendação de usar os maiores do meio para baixo do pinheirinho, para não pesar. Em cima, ficam os menores. “Durante todo o processo de arrumação, faça pausas e se afaste, para ver de longe o resultado do conjunto. Desta forma, é mais fácil localizar os pontos que precisam ser preenchidos”, aconselha Sylvia.
LEIA TAMBÉM