Mas não é preciso se desesperar. O charme da montagem da mesa vai estar justamente nesse mix de elementos, explica o produtor de eventos João Agostinho. “O legal é fazer tudo diferente. Tudo igual fica engessado”, diz.
Por mais que seja liberada a mescla, ele ensina que é preciso ter uma cor predominante como base da produção. A partir daí é possível fazer as misturas. No entanto, antes de fechar a versão final da mesa, o produtor ensina que é importante e necessário fazer o exercício de se colocar no lugar dos convidados e testar a dinâmica dela. “É preciso evitar o excesso de desconforto.”
Mesclando
Confira algumas dicas do produtor de eventos João Agostinho para montar uma mesa diferente:
– Não é preciso ter um jogo de jantar. Use pratos brancos com coloridos. Pratos estampados com lisos. Pratos redondos com quadrados. Descombinar também serve para o jogo americano, cada pessoa pode ter um distinto.
– Guardanapos com estampas diferentes, além de dar um colorido à mesa, também podem ser enrolados nos talheres e presos com ráfia ou alguma outra fibra natural.
– Os copos também entram na história, ao misturar os de vidro e os de acrílico, os lisos e os trabalhados. “É possível também desvirtuar a sua função, servindo champanhe em um copo longo de cerveja”, diz.
– Ainda no quesito bebida, um item que não pode faltar, segundo o produtor, é o gelo. Ele pode ser colocado em locais inusitados como, por exemplo, floreiras, vasos de jardim, tanto de vidro quanto de ferro, barro ou cerâmica, e até mesmo baldes de lavanderia. E para os anfitriões que preferem economizar em copos e taças, Agostinho sugere que se compre as bebidas em pequenas garrafas.
– Decorar com plantas e flores também é uma opção. “Elas dão vida à mesa”, diz o produtor. Guirlandas e capim podem enfeitar castiçais. Cascas de árvores e pedriscos podem ser inseridos dentro de um vaso transparente. E em taças de licor podem ser colocados botões de flores.
– A iluminação da mesa também pode ser feita de forma criativa com o uso de velas, dos mais variados tamanhos e cores. O produtor sugere que se compre pacotes do produto para tê-las sempre à mão. Elas podem ser colocadas dentro de um copo americano cheio de areia ou simplesmente enroladas em um pano. Ainda indica a compra de velas flutuantes, para depositá-las dentro de um copo de coquetel cheio d’água.
Serviço: João Agostinho, (41) 9921-6320, www.joaoagostinho.com.br.