Decoração

Tramados na decoração

Geanine Ditzel, especial para a Gazeta do Povo
18/12/2014 02:18
Thumbnail

Obra da exposição Coisas de Alice, a partir de R$ 250 (cada). Foto: Divulgação | Joel Rocha

Dá para dizer que os pontos da vovó se modernizaram e tricô, crochê e tear viraram técnicas de design. Os tramados de hoje atendem pelo nome de handmade e cobrem ca­­­deiras, bancos, almofadas, tapetes e dão forma até a vasos. Por trás de tudo isso está a valorização do artesanato como forma de resgate de memórias. Para a arquiteta Bruna Moribe, o artesanato em elementos decorativos vem sendo valorizado justamente por remeter às técnicas manuais e culturais praticadas há anos. “Traz personalidade e um quê de brasilidade à decoração. Sem contar que ajudam a dar alma à casa, revelada por meio das escolhas do morador”, diz.
O artista plástico Carlos Siqueira, que trabalhou anos em indústrias, resolveu trabalhar com artesanato ao aprimorar o tear utilizado pelas filhas. Após algumas tentativas de melhorias no equipamento, Si­­queira chegou ao modelo ideal de tear, o que foi um passo para o de­­senvolvimento de suas luminárias articuladas com cúpula de barbante.
As artistas plásticas paranaenses Giovana Casa­­grande e Leila Alberti, por sua vez, utilizam em seus trabalhos a técnica que aprenderam ainda me­­ninas. As laçadas de tricô e crochê das duas envolvem peças utilitárias, como as louças do dia a dia, e trazem à tona as práticas antigas no universo das mulheres. Coisa que resolveram mostrar na exposição Coisas de Alice, em cartaz no espaço Car­­me­sim, em Curitiba. “É o resgate da arte e da­­quele tempo em que se pa­­rava, respirava e pensava na vida”, comenta Giovana. Tudo isso enquanto a arte vai sendo alinhavada.
A produção das peças, contam elas, valoriza as origens. As porcelanas brancas foram garimpadas em um antigo depósito de Campo Largo (PR) e os fios de seda usados para dar forma às tramas são produzidos artesanalmente e de forma sustentável por uma empresa de Maringá. A assemblage (junção de elementos que se transformam em obra) de pequenos animais de porcelana nos bules remetem à célebre história do inglês Lewis Carroll, e o crochê que en­­capsula as peças são as amarras muitas vezes impostas pela vida. “Assim como Alice queremos ser livres do padrão cultural e de todos os preconceitos”, diz Giovana.
Serviço
Essência Móveis de Design
Lots
Mirabile Decor e Design
Tok & Stok
Oferenda Objetos
Roupeira
• Carmesim Espaço de Arte e Design, Rua Dr. Faivre, 621.

Produtos

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!