Decoração

Tom que mistura verde, azul e cinza é aposta de cor do ano 2020 da Coral

Gazeta do Povo
13/09/2019 17:10
Thumbnail

A cor do ano da Tintas Coral é o "Praça no Inverno", um tom entre o verde, azul e cinza. Foto: Divulgação.

Dar um “toque humano” para a casa. É essa disposição que motivou o estudo de cor Colour Futures 2020 (CF20) da Akzo Nobel – multinacional que detém a marca de tintas Coral – e a escolha da Cor do Ano: “Praça no Inverno”.
O “Praça no Inverno” é um tom delicado entre verde, azul e cinza e carrega um ar calmo e límpido. Além disso, o tom assume diferentes efeitos de acordo com as cores que o acompanham, tornando-o versátil e usável nos mais diversos ambientes residenciais e corporativos.
Cor do ano 2020 da Coral. Foto: Divulgação
Cor do ano 2020 da Coral. Foto: Divulgação
“Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza”, explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da Akzo Nobel na América do Sul. “A cor do ano captura o questionamento de 2020 do que nos faz humanos. O estudo buscou as cores para valorizar essas qualidades”, completa.
O estudo aponta que a cor do ano eleita para 2020 combina com quatro paletas definidas para inspirar os consumidores. Conheça os detalhes.

Uma casa para cuidar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As pessoas precisam de um espaço de bem-estar e para se conectar. Espaços que estimulem a empatia e conexões positivas. A paleta com efeito calmante tem cores neutras, trazendo a natureza para a casa, tons pastéis criam uma atmosfera de carinho e aconchegante.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Madeiras claras e camurças são usadas ao lado de veludos macios e xales de lã para dar calor a este look contemporâneo, enquanto pratas, dourados, cobres e madrepérola introduzem um elemento precioso. Plantas e gravuras de plantas trazem o exterior para dentro e aumentam a sensação de bem-estar. Fazem parte da paleta as cores “Manhã de Primavera”, “Bege Mineral”, “Creme Brulée” (a cor do ano em 2019), “Estrela Nova”, “Ventos Calmos”, “Lilás Suave”, “Frio Súbito”, “Prata Aviador” e “Mergulho Sereno” (a cor do ano em 2017).

Uma casa para se divertir

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os analistas de tendências do CF20 notaram um aumento das experiências interativas e imersivas como alternativa a atividades mais tradicionais. Daí a ideia da Paleta Divertir, que pode ser usada para criar ambientes energizantes, que estimulam e desafiam a imaginação e a forma que pensamos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A casa para se divertir é leve e clara, com estampas geométricas e um mix de materiais que inclui o compensado e acessórios pontuais com texturas chamativas. Fazem parte dessa paleta de cores: “Rebento”, “Mamão Maduro”, “Trovão Negro”, “Branco Cru”, “Couro Rosado”, “Sombra de Cedro”, “Azul Pálido”, “Mar Cósmico” e “Mediterrâneo”.

Uma casa para se reconectar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Essa paleta minimalista pode ser aplicada para criar uma atmosfera de contemplação e tranquilidade. Com ela criam-se espaços que estimulam o pensar no propósito e a perspectiva. Linhas clean e formas funcionais complementam materiais elementares e que convidam ao toque, como a madeira natural, couro e linho e o brilho acetinado do concreto levemente polido. A paleta tem predominância de cinzas suaves como “Véu”, “Topo da Torre”, “Mica Negra”, “Iceberg”, “Calcário”, “Azul Echarpe”, “Algodão Cinzento”, “Porcelana” e “Canto Silvestre”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma casa para criar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
É uma paleta recomendada para uma casa expressiva, ideal para criar espaços com uma visão moderna das cores tradicionais, pode ser usada para ajudar as pessoas a acalantarem habilidades existentes, enquanto exploram novos caminhos para fazer as coisas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Esta casa usa os materiais consagrados pelo tempo – madeira, couro e cerâmica – porém em um contexto moderno, ao lado de florais que parecem pinturas, algodões estampados e xales feitos à mão. A textura e o elemento tátil ajudam a criar espaços que são intensos, atmosféricos e ecléticos. Faz parte dessa paleta tons estimulantes que despertam a curiosidade: “Lagoa Natural”, “Noite de Aventura”, “Delícia de Chocolate”, “Vinho Quente”, “Cascalho”, “Adorno Rupestre”, “Verde Real”, “Ouro Mineiro” e “Luar Misterioso”.

LEIA TAMBÉM