Decoração

Sua casa mais quentinha

Aline Baroni, especial para a Gazeta do Povo
08/07/2012 03:08
Thumbnail
A chegada do inverno é um convite para ficar em casa. E nada melhor do que deixar o ambiente mais aconchegante com mudanças sutis e sempre muito bem-vindas. Para isso, segundo o decorador e party designer João Agostinho, o mais importante é pensar nos detalhes, pois não são apenas os móveis que fazem a diferença em um espaço.
Investimentos sutis, como velas, flores bem escolhidas e outros itens, podem ter um efeito muito mais impactante – com gastos muito menores. Além disso, não se pode esquecer da praticidade. “Não acho recomendável grandes reformas só por causa de uma mudança de estação. O melhor é fazer alterações que aproveitem a linha de interior existente”, diz. Depois, quando voltar a esquentar e essa ambientação não for mais necessária, é só recolher tudo e guardar, esperando o próximo inverno.
Para mostrar como essa transformação pode resultar no máximo de conforto, João Agostinho organizou um antes e depois em uma residência no bairro Cabral, em Curitiba. As dicas primam pela facilidade e praticidade.
2 – Arranjo central. Uma composição simples de flores, na mesa principal, pode fazer muita diferença. O segredo é saber escolher. Aqui, as tulipas vêm acompanhadas de bulbos. “O bulbo da tulipa está relacionado à origem, é uma representação do útero, do conforto, do calor e proteção”, explica. Ideal para as baixas temperaturas.
3 – Vermelho & Cia. Tons quentes nas peças, como um vaso, podem fazer a diferença na decoração. Aposte em cores como o vermelho, que combina bem com a madeira e outros materiais mais rústicos que o inverno pede.
4 – Nicho com lenha e livros. Nessa estação, o mais prático é que os livros estejam sempre à mão e integrem a decoração da sala em cima da mesa mesmo. Além de facilitar o acesso, ainda fica lindo como elemento da decoração – e pode inclusive virar assunto em uma reunião de amigos em casa. Eles cedem seu lugar a pedaços de lenha, que criam um efeito visual interessante quando organizados nos nichos.
5 – Tapete. Atemporal, o couro pode ser usado em todos os invernos e nunca vai parecer fora de contexto. É um investimento que vale a pena. Aqui, o escolhido é um tapete com retalhos.
6 – Mantinhas. O sofá pode ganhar mantas com texturas diferentes: uma de pele sintética e outra com uma trama aberta. Almofadas, como essa ocre, também ficam interessantes.
7 – Velas . “Não tem como decorar para o inverno sem pensar no elemento fogo”, lembra João Agostinho. Apesar de a residência contar com uma lareira, todas as casas podem representá-lo com velas, importantes não apenas pelo calor, como também por ser um recurso interessante de iluminação. Outra ideia é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de cores quentes, como amareladas ou alaranjadas.
Vitrine
Confira algumas sugestões de produtos para dar um clima de inverno ao ambiente:

Vitrine