Mudança

Decoração

Sem reforma: 4 mudanças simples que dão cara nova ao banheiro

Click Textos, especial para HAUS
16/09/2022 12:23
Thumbnail
Renovar a aparência do banheiro não precisa ser uma atividade custosa e complicada. É possível evitar reformas estruturais complexas e dar cara nova ao cômodo com algumas mudanças simples e fáceis de executar.
Para te ajudar com esta empreitada, conversamos com o diretor criativo da Ideia Glass, Érico Miguel. Confira dicas para renovar seu banheiro com economia e praticidade!

Como dar cara nova ao banheiro?

O primeiro passo é definir que tipo de estética você deseja adotar no banheiro. Quer algo com ares mais sofisticados? Moderno? Simples e clean?
Busque ideias de decoração e escolha a que mais te agrada, para que o processo de renovação possa ser colocado em prática com mais facilidade.
“Transformações sutis, como a inclusão de detalhes nas paredes, novos itens de decoração e a troca das peças de metais podem parecer mínimas. No entanto, as modificações garantem um novo visual que dá ao ambiente mais personalidade e elegância”, explica Érico Miguel.
O profissional também sugere a aposta em espelhos com formatos diferentes e que fujam do padrão quadrado, como os redondos ou retangulares.
“Outra alternativa é investir em modelos com molduras em couro, madeira e até metais”, indica o profissional.

Banheiros pequenos

Se o seu banheiro é pequeno, Érico Miguel sugere um toque de branco nos azulejos da área de banho, para dar uma sensação de amplitude ao cômodo. Ele conta que a partir do uso do branco, combinado com o cimento queimado mais claro, é possível fugir de um espaço monótono, além de imprimir um toque de modernidade na decoração.
Outra dica é optar por nichos embutidos. Eles são a escolha mais segura e funcional para os banheiros. Isto porque, com os nichos, é possível verticalizar a disposição dos produtos dentro do box, além de garantir elegância para o espaço.
Confira mais 4 dicas de como renovar seu banheiro sem reforma!

1. Acerte nas cores

Se a sua ideia é conquistar uma decoração clean, o primeiro ponto de atenção está nas cores. Aposte em tonalidades suaves, como cinza, prata e até mesmo amadeirado, com pinturas e revestimentos próprios para área molhada.
Para quem não quer abrir mão de um pouco de cor, o ideal é escolher uma cartela com leve saturação, como tons de verde água, por exemplo.
Outra opção válida na hora de atualizar a cartela de cores do seu banheiro são os papéis de parede, principalmente para quem preza por uma mudança prática e rápida.
"Com o papel de parede, não é necessário retirar nenhum revestimento. Eles podem ser aplicados sobre os azulejos ou cerâmicas já instalados. Há opções especialmente para este tipo de ambiente, que são resistentes à umidade e com diversas estampas que garantem estilo e inovação”, explica o especialista.
Também é importante garantir o equilíbrio dos elementos, sem pesar demais. Se os móveis já são coloridos ou estampados, por exemplo, vale a pena optar por revestimentos mais neutros.

2. Atenção à iluminação

Para realçar e dar um toque especial à iluminação do banheiro, uma boa alternativa é a instalação de fitas de LED, que iluminam e decoram ao mesmo tempo. O resultado é um nicho com luz suave, discreta, indireta e maior sensação de conforto.
Neste quesito, os espelhos são itens que contribuem, e muito, para o charme e aconchego do cômodo, refletindo a luz e aumentando a sensação de amplitude.
Aposte em modelos modernos e que vão de encontro ao estilo que foi escolhido para o banheiro, como um grande espelho que cubra toda a parede, por exemplo.

3. Decoração viva: aposte nas plantas

As plantas são ótimas para renovar os ares e dar vida para qualquer ambiente, incluindo os banheiros. Como se trata de um lugar bastante úmido, escolha espécies que possam se adaptar a estas condições.
É o caso do lírio da paz, da espada-de-são-jorge e da babosa, nome popular da aloe vera, ótima para tratamentos faciais e capilares.
Estas espécies são de fácil manutenção e não ocupam muito espaço. Basta escolher um vaso que combine com a paleta de cores do seu banheiro e incluir as plantas no seu plano de renovação do cômodo.

4. Escolha o box certo

O primeiro passo para garantir que você não terá problemas com a instalação do box é exigir que a vidraçaria disponibilize um profissional para realizar a medição do espaço onde a estrutura será instalada.
Isto porque qualquer centímetro a mais ou a menos vai interferir na hora da instalação. Apenas um técnico será capaz de obter as medições corretas e identificar se o box escolhido é, de fato, adequado ao espaço em questão.
Outro ponto importante é pensar em termos práticos, como aponta o especialista da Ideia Glass, Érico Miguel.
"É muito comum que o cliente 'se apaixone' por um determinado modelo de box e não leve em consideração a funcionalidade da peça. Em casas com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção é indicado o uso de boxes sem ferragem na parte inferior, o que facilita a entrada e saída do local”, explica.

O que não fazer na reforma do banheiro?

Para finalizar, o diretor criativo da Ideia Glass aponta os erros mais comuns na hora de decorar o banheiro.
“Existem fatores que só desfavorecem a decoração e o espaço do banheiro. Um local com pouca luz, muitas informações e, principalmente, móveis e box de banho incompatíveis com a metragem acabam com o visual de qualquer ambiente", destaca Érico Miguel.
Por isso, ao invés de cobrir as paredes com armários, faça bom uso dos nichos para armazenar objetos que possam ficar à vista.
Outros itens de decoração, como quadros e vasos, também podem ser bem empregados no banheiro, desde que permaneçam em um único ponto do cômodo.
Dessa forma, é possível garantir uma decoração harmônica para o ambiente e uma sensação de mais conforto.