Decoração
Saiba como usar a decoração para ampliar ambientes pequenos
Cores claras ajudam a ampliar o ambiente. Foto: Free Images
A decoração inteligente pode ser um grande artifício na hora de ampliar casas e apartamentos pequenos. Além de permitir a disposição correta dos móveis, o que ajuda a formar espaços confortáveis de circulação, a escolha certa das cores pode contribuir para deixar o ambiente maior. De acordo com a designer de interiores Mariana Stella Von Kruger, da Emme Interiores, móveis multifuncionais, cores mais claras, iluminação e espelhos são essenciais para isso.
Cores claras
O primeiro artifício para aumentar o ambiente é optar por cores claras. É importante investir em paredes de tons sóbrios, em tapetes mais neutros e em móveis que seguem o mesmo tom. “Qualquer cor clara vai ajudar na luminosidade. Vale pensar em tons de madeira mais clara e evitar móveis e objetos de decoração grandes que sejam escuros. Se você optar por um tapete escuro, por exemplo, ele vai pesar aos olhos e vai acabar limitando aquele ambiente que já é reduzido”, explica Mariana.
Segundo ela, uma opção para deixar o local mais alegre é investir em almofadas coloridas ou em mantas. “As cores podem ser trabalhadas em objetos menores e que merecem ser destacados. A tendência deste ano são os tons de rosa quartzo e o verde esmeralda, do ano passado, continua em alta. Para quem gosta de cores, é interessante investir em almofadas mais coloridas ou em quadro mais chamativo. Listras, formas geométricas, dourado e prata envelhecido também estão sempre em alta”.
Espelhos para ampliar
O truque de espelhos funciona não apenas para duplicar o ambiente, mas também para refletir a iluminação. A única regra, segundo a designer, é se preocupar com o local onde o item será disposto. “É importante tomar cuidado para o espelho não refletir algo que não se quer mostrar, como por exemplo a cozinha ou uma prateleira que tenha muita informação”, diz Mariana.
De acordo com a designer, os espelhos maiores, que podem ser dispostos no chão, funcionam bem quando conversam com outros itens da decoração, como um abajour alto, um pequeno bar ou uma planta. “Uma mesinha ou um pequeno aparador, que não cobrem totalmente a função do espelho, podem ser dispostos na frente do item com a ideia de valorizar ainda mais aquela peça”, sugere.
Luzes estratégicas
Abajures e luminárias são bons investimentos para deixar o ambiente maior e mais aconchegante. Projetar os itens para alguma peça de arte ou mantê-los nos cantos dos cômodos contribui para que ocorra maior distribuição de luz no ambiente, o que consequentemente provoca a sensação de que ele é maior. “Para uma decoração mais descontraída é possível usar fitas de LED nas paredes ou aplicando nas bordas do painel da televisão, por exemplo. As luzinhas de Natal também são alternativas criativas. Elas funcionam bem para os quartos e tem uma pegada mais jovem e despojada”, diz Mariana.
Invista em móveis funcionais
Móveis muito grandes podem atrapalhar a circulação dentro do ambiente, então, é importante pensar em objetos que tenham dupla função na casa. “Pufes são uma boa opção para deixar a sala mais confortável, por exemplo, para quem não tem a possibilidade de ter um sofá com chaise. Além disso, o item pode ser usado na mesa de jantar durante uma pequena recepção para amigos”, sugere a designer. Outra sugestão é aproveitar para investir em mesas de jantar e de centro que tenham acabamento em vidro ou espelho, pois além de deixar o ambiente moderno elas deixam a luz circular e contribuem para aumentar o campo de visão.
Serviço
Cecilia Dale e SouQ – piso L2 do Pátio Batel.
Zara Home – piso L1 do Pátio Batel.
*especial para a Gazeta do Povo