Saber armazenar e organizar todos os alimentos frescos na geladeira vale ouro. Os alimentos podem durar mais tempo e há um ganho real na praticidade da cozinha. Para executar a tarefa, a personal organizer Priscila Piovezano sugere algumas dicas.
Prateleiras altas
De acordo com a personal organizer, as primeiras prateleiras da geladeira servem para guardar os alimentos usados com mais frequência. Vale separar em cestinhos ou caixas transparentes os itens do café da manhã, a salada já lavada do almoço e jantar, bebidas e temperos mais usados. É importante ressaltar que tudo deve estar sempre bem embalado, seja em potinhos ou saquinhos. Um alimento estragado, quando exposto dentro da geladeira, pode contaminar outros.
Gavetão e parte de baixo
Já na área mais abaixo da geladeira, vale colocar os itens menos usados, como produtos em estoque e temperos. No gavetão, guarde os legumes e verduras que precisam de limpeza e prévia preparação.
Congelador
Essa é a área da geladeira que costuma ser mais desorganizada. Para ter controle de tudo que foi congelado, porcione os alimentos que vão ao congelador e coloque etiqueta que mostre o que será congelado e a data da compra ou da preparação do alimento — se for algo semi-pronto.
Porta da geladeira
Por conta do abre e fecha da geladeira, a área da porta é a menos refrigerada. Evite de deixar produtos frescos, como ovos, nesta área. Prefira bebidas ou outros tipos de produtos industrializados, como molhos prontos, que tem validade maior e aguentam mais a variação de temperatura.