O inverno tem sido marcado pela presença das frentes frias, com massas de ar de origem polar, chamadas de ondas de frio. Para lidar com as baixas temperaturas e ter um inverno mais confortável, saber como escolher aquecedor é algo fundamental.
Se você nunca teve este tipo de aparelho, é importante destacar que existem diversos modelos diferentes disponíveis no mercado, com fonte de alimentação e potências distintas.
Para te ajudar na hora de escolher um aquecedor, conversamos com João Pedro Lúcio, técnico de operações da Maria Brasileira, a maior rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa do país. Confira!
Aquecedor incandescente
Este modelo de aquecedor é um dos mais práticos do mercado, por ser fácil de guardar e carregar. Escolher um aquecedor incandescente é ideal para espaços de até 12 metros quadrados, fechados e com pouca ventilação.
Esse tipo de aquecedor é perfeito para fazer do espaço um ambiente agradável, já que não retira sua umidade natural e nem faz barulho. O modelo também oferece excelente custo-benefício, com potências de 600W a 1500W. Normalmente, o aparelho tem dois ou três níveis de aquecimento, e alguns modelos contam com dispositivos giratórios para espalhar o calor com mais eficiência.
Na hora de posicionar o aquecedor, você pode apoiá-lo em uma bancada, em cima de uma mesa ou, até mesmo, deixá-lo no chão.
Para realizar a limpeza do equipamento, Lúcio recomenda usar apenas um pano limpo, que não solte fiapos e que esteja seco ou apenas levemente umedecido com água.
“Não utilize qualquer produto ou substância abrasiva, já que estas substâncias podem danificar o aparelho. Para limpar a grade, utilize uma escova macia para alcançar os locais de difícil acesso”, explica.
Termoventilador
O termoventilador é um aquecedor que, além de aquecer o espaço por igual, também funciona como um desumidificador. Em termos de segurança, é o mais indicado para quem tem animais de estimação, crianças ou pessoas da terceira idade em casa. Isto porque o ventilador e a resistência ficam protegidos por uma grade, e a parte de fora não aquece.
Ele também irá desligar-se automaticamente se a saída de ar for abafada por algum objeto, se o aquecedor cair acidentalmente ou se houver uma queda de energia na rede.
Além disso, para quem precisa escolher um aquecedor para cômodos de até 20 metros quadrados, o termoventilador é uma ótima opção, principalmente para quem tem pouco espaço para guardá-lo. Os menores chegam a ter apenas 50 centímetros e sua resistência se assemelha àquela que é usada em chuveiros. Também tem um pequeno ventilador, que espalha o calor no ambiente.
Sua potência varia entre 1200W e 2000W e vem com até três níveis de regulagem. A maioria dos modelos também conta com um nível frio, para que funcione como ventilador em períodos mais quentes.
Aquecedor de cerâmica
Escolher um aquecedor de cerâmica é a decisão ideal para quem precisa fornecer calor para espaços maiores e por mais tempo. Aquece ambientes de até 30 metros quadrados, com potências que atingem até 1500W.
Uma grande vantagem deste tipo de aquecedor é o fato de que ele pode ser usado em praticamente qualquer lugar, pelo baixo risco de choque elétrico. Só não se recomenda colocá-lo em áreas externas, em contato direto com a água ou em quartos, escritórios e sala de estudos, já que o motor faz um pouco de barulho.
O aquecedor de cerâmica também apresenta a maior variedade de tamanhos e estilos. Existem modelos de piso, modelos compactos, que podem ser colocados em cima de móveis, e modelos com formato de torre giratória. Existem até aquecedores que podem ficar fixados na parede, ideais para climatizar espaços grandes, inclusive banheiros.
Aquecedor a óleo
O modelo a óleo é a opção mais indicada para quem está priorizando a economia na hora de escolher um aquecedor. Isto porque ele desliga assim que atinge a temperatura ideal.
Assim, dá para poupar na conta de energia elétrica sem deixar de garantir o aconchego da sua casa. Este tipo de aquecedor é o que leva mais tempo para esquentar, em comparação com os outros modelos. Em contrapartida, ele "segura" o calor no ambiente por bastante tempo.
Todos os modelos de aquecedor a óleo são do tipo torre, com rodinhas e alças para facilitar o transporte do equipamento, e vêm com três níveis de potência: 600W, 900W e 1500W.
Os aparelhos também são perfeitos para ambientes com 30 metros quadrados ou mais, e para regiões com invernos secos, já que não tiram a umidade natural do ambiente. Além disso, o equipamento não faz barulho, sendo uma ótima opção para quem quer escolher um aquecedor para dormitórios e espaços de home office.
Aquecedor a gás
Sua região é fria demais para os aquecedores elétricos darem conta do recado? Então, escolher um aquecedor a gás é a solução mais indicada.
Este modelo faz uso de um botijão GLP P13, daqueles usados para cozinhar, e gera uma chama similar à de um fogão convencional. É bastante seguro: o sistema desliga-se automaticamente se o ambiente aquecer demais e em caso de vazamento ou tombamento.
Em relação à durabilidade, Lúcio conta que versões mais modernas, como os equipamentos digitais, duram de 15 a 30 anos. Já os aquecedores de funcionamento mecânico duram de 8 a 10 anos. “Para que o aparelho dure os períodos citados, é necessário realizar uma manutenção todos os anos”, explica o especialista.
Esse também é o único tipo de aquecedor que conta com modelos tanto para área interna quanto externa. No primeiro modelo, a chama fica dentro do aquecedor, escondida, e ainda conta com uma proteção de cerâmica para o queimador. Alguns modelos vêm até com uma chapa na parte de cima para aquecer líquidos. Já o modelo externo tem uma chama forte localizada no meio ou em cima do aparelho e é protegida por uma grade de segurança.
Este tipo tem um formato de torre e, por ter sido pensado para ambientes externos como bares, restaurantes e áreas de piscina, é feito com materiais mais resistentes ao sol e chuva, como alumínio ou aço galvanizado.
O modelo também consegue aquecer ambientes com mais de 40 metros quadrados, mesmo em temperaturas negativas. Escolher um aquecedor a gás é ideal para quem não pode, ou não quer, construir uma lareira, por exemplo.