Decoração

Saiba como escolher a luminária ideal para destacar a decoração

Gazeta do Povo
29/01/2016 10:00
Thumbnail

Casa japonesa tem iluminação difusa no corredor com luminárias em arandela. Foto: divulgação.

A iluminação planejada pode transformar um projeto de decoração. A lâmpada certa, a escolha entre um pendentye ou uma luminária com pé, o efeito que o objeto proporciona ajuda a destacar determinadas peças, cria um clima diferente, deixa tudo mais intimista ou realista.
Para aprender a usar todo o potencial do projeto luminotécnico, confira as dicas da arquiteta Leila Dionizios a respeito das vantagens e utilização dos principais tipos de luminárias.
Embutidas
Projeto Angela Russi.
Projeto Angela Russi.
Esse tipo de luminária é inserida normalmente no forro do teto, deixando o ambiente com acabamento mais simples e limpo, sem nada pendente. “Existem luminárias embutidas fixas e direcionais, que podem ajudar a destacar a decoração, valorizando objetos e destacando detalhes. No caso de ambientes com pé direito baixo, essa opção pode ser uma ótima escolha”, diz a profissional.
Plafons
As plafons, luminárias que são instaladas junto ao teto, produzem iluminação indireta e aconchegante, criando leveza ao espaço. “Como a distribuição da luz fica uniforme e difusa, às vezes é preciso um complemento para ela, principalmente por causa dos materiais translúcidos de que os plafons são feitos”, garante a arquiteta.
Pendentes
Pendentes em sala projetada pelas arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso. Foto: Marcelo Stammer/divulgação.
Pendentes em sala projetada pelas arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso. Foto: Marcelo Stammer/divulgação.
Eles são usadas para criar um foco de luz específico, deixando o ambiente com personalidade e adicionando cor na decoração. Como costumam chamar bastante atenção, seu local de instalação deve ser escolhido com bastante rigor, para que a decoração não fique pesada. “Uma dica de quem precisa melhorar a luz sobre a mesa da cozinha, pode usar uma luminária pendente”, sugere. Sem contar que é importante medir a altura da peça para evitar acidentes.
Lustres
Sala de jantar com decoração assinada pela arquiteta Letícia Kunow. Foto: Neni Glock/divulgação.
Sala de jantar com decoração assinada pela arquiteta Letícia Kunow. Foto: Neni Glock/divulgação.
Pendentes também, só que maiores e com mais detalhes. Os lustres são usados em salas de jantar para completar a decoração do espaço, mas também são instalados em outros tipos de ambientes. “Como costumam ter várias peças, os lustres necessitam de limpeza constante para manter a beleza e a iluminação sempre perfeita.”
Arandelas
Por fim, as arandelas são ideias para criar uma luz mais difusa. Elas são penduradas na parede e criam uma iluminação indireta. “Dependendo do tipo de arandela, ela pode projetar a luz para todos os lados ou somente um. Por isso, é preciso estar atento ao comprar o acessório”, alerta a arquiteta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!