Apartamento pequeno
Decoração
Reforma destrói paredes e apê de 75 m² ganha nova dinâmica

Eliminação de paredes proporcionou amplitude e integração em apartamento de 75m². Foto: Maura Mello / divulgação.
Os 75 metros quadrados do apartamento de dois quartos na Lapa, em São Paulo, ganharam otimismo e integração com o projeto das arquitetas Aline Correa e Fernanda Lopes, do escritório AVF Arquitetura. A pedido da moradora, o imóvel passou por uma grande reforma, com demolição da parede entre a cozinha e a sala, retirada da porta da varanda e demolição do banheiro de serviço.

Com a repaginação, o apartamento recebeu novos acabamentos, que deixaram os ambientes mais aconchegantes. “Misturamos os desejos da cliente com tendências e materiais atuais, o que deu uma nova cara ao apartamento”, comenta a arquiteta Fernada Lopes.
A integração entre sala, cozinha e varanda foi o ponto principal nesta reforma de quatro meses. Durante a reforma, as arquitetas encontraram dificuldades na demolição da parede que dividia a cozinha da sala. Uma viga estrutural no sentido transversal fez com que as arquitetas mantivessem o forro da cozinha e da sala em diferentes níveis. Uma iluminação planejada na divisão entre o forro dos dois ambientes destacou a diferença de nível e também foi usada para destacar a parede de tijolinho branco da sala.

Além da transformação no living, o banheiro de serviço foi demolido e transformado em banheiro social. Uma intervenção foi feita para criar uma nova porta que é acessada pelo corredor de circulação dos quartos.
As áreas sociais receberam novos revestimentos, marcenaria e móveis soltos em madeira - criando um ambiente super confortável. Com a reforma, os ambientes ganharam um estilo único de decoração, mais moderno, clean, aconchegante e prático.

Cozinha recebeu piso em porcelanato Calacata, bancada em mármore Quartzo White e marcenaria com portas de correr. Com a transformação do banheiro de serviço em social, a cozinha também preciso ser reformulada -- isto porque a saída do banheiro acabou encurtando a lavanderia.A alteração diminuiu a área dos armários planejados. Para compensar, as arquitetas resolveram o problema de espaço com marcenaria. “Criamos mais espaço de armazenamento e dispensa. Uma coluna deslizante no armário foi feita”, explicou Aline Correa.

Nos quartos e ambientes íntimos, a decoração foi repaginada. O piso de toda área íntima foi trocado por madeira. A marcenaria em tom natural, em conjunto com a iluminação do quarto, completou a sensação de conforto.