Decoração
Recuperação do mercado imobiliário de Curitiba move investimentos da Casa Cor

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo | GAZETA
Maior mostra de decoração do estado, a Casa Cor Paraná lançou oficialmente nesta terça-feira (14) sua 24ª. edição, que irá acontecer no prédio histórico do Jockey Club.
As obras estruturais estão em andamento e a exposição de 2017 vai acontecer de 3 de junho a 16 de julho no edifício desativado da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã.
Durante o lançamento do evento, que reuniu arquitetos, fornecedores e empresários ligados ao mercado imobiliário e de decoração, o economista Fábio Tadeu Araújo, da Brain Bureau de Inteligência Corporativa, falou sobre o cenário do mercado imobiliário de Curitiba.

De acordo com ele, apesar da crise por que passa a economia brasileira, há possibilidades reais de crescimento para os próximos anos. “Depois de um pico de lançamentos de unidades residenciais que chegou a quase 30 mil em 2010 e 2011, vivemos um declínio grande, mas a tendência é voltarmos para uma média de 15 a 19 mil imóveis novos por ano em Curitiba”, analisa.
Araújo vê como principal desafio para o setor de decoração a desmistificação de que o serviço de projetos de interiores seja inacessível, muito caro.

História do prédio
O hipódromo teve seu projeto desenvolvido pelo engenheiro Edmir Silveira D’Avila em 1955. Sua estrutura impressiona sendo uma das mais importantes obras da arquitetura modernista de Curitiba, com destaque para as marquises em concreto armado e o pronunciado balanço.
A construção foi tombada pelo patrimônio histórico estadual somente em 2005.

Ao todo serão 45 ambientes, sendo 13 dentro de contêineres, em uma área de mais de 2,8 mil m², que se dedicarão a pensar o morar contemporâneo a partir da provocação da Bienal de Arquitetura de Veneza, focando no poder do design de transformar, facilitar, iluminar e inspirar o cotidiano das pessoas.

“Refletindo sobre isso, captou-se o sinal de que é a geração dos Millennials, dos nascidos entre 1980 e 2000, que chegam aos postos de comando e a ditar regras de consumo. E como satisfazer a geração que privilegia experiência, prefere o verbo compartilhar, uma vida com propósito e mais simples, e absolutamente digital?”, questiona a jornalista Lívia Pedreira, diretora de Casa Cor, em evento oficial que anunciou o tema da mostra de 2017.
“E as respostas passam pelo design. A Casa Cor sempre foi um excelente laboratório para testar tendências, e agora para pensar o poder do design de transformar, facilitar, iluminar e inspirar o cotidiano das pessoas.”
