Decoração
Projetos mostram como usar plantas de grande porte em espaços internos

Foto: Fernando Zequinão | Fernando Zequinao
Um jardim repleto de árvores e flores deixa qualquer casa casa mais bonita. Em sacadas e varandas, suspensas ou no chão, as plantas ficam cheias de charme. Mas, assim como em ambientes externos, elas também combinam com as áreas internas, dando mais vida aos espaços, fazendo um contraponto com móveis e revestimentos.
E se engana quem pensa que dentro de casa ou do escritório só se pode usar plantas de pequeno porte. Hoje há um forte movimento de levar para dentro o que antes só se via fora, como árvores e grandes floreiras. Selecionamos seis projetos residenciais e comerciais integrantes do Anuário HAUS 2016 que provam que o verde vai muito bem entre quatro paredes e que pode, sim, ser exuberante:
Residenciais
Neste corredor em uma residência projetada por Patrícia Azoni, a cor branca imperava. As grandes floreiras posicionadas em um caminho de pedras ajudam a quebrar a monocromia, além de suavizarem a rigidez dos metais usados no corrimão da escada.

Oferecer mais vida ao ambiente é o que também fazem as plantas posicionadas ao fundo desta sala de estar de Eduarda e Carlos Ehlke. A presença forte de cores mais escuras nas paredes e em alguns móveis é suavizada pelo verde.

Comerciais
Um dos destaques deste escritório projetado por Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin é a jabuticabeira pisicionada bem no meio da praça central, o que permite que seja vista por todos os funcionários. O revestimento em estilo industrial da parede que carrega o nome do local ajuda a destacar ainda mais a árvore.

Jabuticabeiras também são estrelas na decoração do Café do Viajante, projetado por Givago Ferentz. Logo na entrada do local, elas contracenam com arabescos de uma grade de ferro recuperadas pelo Ateliê Reconto de uma casa de 1970.

A presença de plantas naturais no ambiente interno é um dos destaques deste salão de beleza projetado por Sabrina Becker. A paleta neutra de cores, com muito uso de preto, cinza e marrom, ganha pontos de destaque em todos os jardins verticais e vasos espalhados pelo ambiente, além da pequena árvore na recepção.

Neste escritório em que prevalece um tom mais neutro, projetado por Silmara Pimpão, as plantas ganham ainda mais destaque. Na mesa lateral, um dos vasos comporta uma planta alta, provando que, mesmo grande, o elemento é capaz de manter a discrição e a leveza mesmo
