Ambientes
Decoração
Backplash: saiba como usar a área para destacar a cozinha e se inspire com oito projetos
Projeto do Studio Tan-Gram utilizou os azulejos autorais da Lurca.
Espaço vago entre a parede da pia, o fogão e os armários suspensos, o backplash - faixa de revestimento que protege esta área - pode mudar totalmente a cara da cozinha. Além disso, a opção pelo revestimento também protege a região, muito sujeita a respingos de água e gordura, e facilita a limpeza da cozinha.
Segundo as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, sócias do Studio Tan-Gram, de São Paulo, materiais não-porosos, como cerâmicas, porcelanatos e ladrilhos hidráulicos são opções perfeitas para serem aplicadas, especialmente os modelos com juntas pequenas, que não exigem muito rejunte.
De acordo com as arquitetas, com exceção de cozinhas em formato de ilha (onde o cooktop fica afastado da parede), todo o ambiente se beneficia com o investimento no backplash, pois ele garante maior durabilidade da parede e menos manutenção.
O revestimento, aponta a dupla de arquitetas, traz personalidade para a cozinha e moderniza o espaço sem a necessidade de uma grande obra, o que o torna também uma opção econômica. Para valorizar a solução, as arquitetas dão outra dica: aposte em uma iluminação direcionada ao backplash. Isso ajudará a ampliar o destaque da parede.
Elencamos 10 projetos que usam o revestimento de forma criativa e funcional:
1 - Azulejos da Lurca
Sensação nos projetos, os azulejos autorais da marca Lurca foram utilizados pelas arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, do Studio Tan-Gram.
2 - Acetinado
O Blaia e Moura Arquitetos elegeu o acabamento cerâmico canudos off, da Ceusa, no projeto desta cozinha, trazendo uma leve textura ao espaço.
3 - Tijolinho
Uma ótima opção são os revestimentos que relembram os tijolinhos de metrô, como neste trabalho do Studio Tan-Gram, com iluminação direcionada, o que valoriza o backplash.
4 - Grafismos
Também da dupla de arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, os grafismos trazem um efeito estético impactante para a cozinha.
5 - Espinha de Peixe
O Oliva Arquitetura usou o revestimento Subway Tile Bella Vita, da Portinari, aplicado com paginação em espinha de peixe.
6 - Marmorizado
Nesta cozinha, da Blaia e Moura Arquitetos, o backplash foi feito em porcelanato da marca Dune, com veios sutis puxados para o cinza e com leve brilho, que remetem ao marmorizado.
7 - Aço
O Oliva Arquitetura elegeu neste projeto porcelanato com um acabamento "enferrujado", lembrando o aspecto do aço corten.
8 - Geométrico
O padrão é uma aposta certeira, segundo as arquitetas do Tan-Gram. O revestimento, mesmo sutil, traz personalidade para a cozinha.