O pedido da cliente era um apartamento aconchegante e que conseguisse unir passado e presente. E o desafio não era simples, já que a moradora vinha de um imóvel bem maior e iria se mudar, na companhia de dois gatos, um cachorro e vários móveis e objetos adquiridos durante toda a vida, para um apartamento de 200 metros quadrados no bairro Batel.
“Busquei uma releitura do clássico, partindo de peças de decoração que fazem parte do acervo familiar da moradora”, conta Margit. Entretanto, a marca do passado é sutil, deixando os ambientes funcionais e elegantes.
Sala de estar (foto 1)
É a primeira impressão do projeto e sintetiza o perfil da moradora, que gosta do estilo clássico e mantém com carinho o acervo de mobiliário e objetos de família. Um vaso de cerâmica que pertenceu à avó da proprietária foi cuidadosamente disposto em uma proteção de vidro ao lado do móvel para tevê, que tem desenho da decoradora e reproduz nos detalhes colunas clássicas. Esculturas, castiçais e outros objetos de prata do acerco familiar, figuram no ambiente de estar. Os estofados e o tapete de seda com lã são contemporâneos e requintados. O branco e o preto são as cores predominantes, deixando o ambiente equilibrado.
Sala de jantar (foto 2)
Nada poderia se destacar mais na sala de jantar do que o imponente lustre francês de cristal. Daí a opção por aparadores de madeira e mesa com base de metal e tampo de vidro. As cadeiras são estofadas em preto, como o sofá e poltronas da sala de estar. Para abrigar a coleção de dezenas de pesos de papel adquiridos em viagens, um armário de aço com robustas prateleiras de vidro. No piso, o clássico mármore crema marfil. Destacam-se no ambiente as obras de arte, especialmente um Juarez Machado, acervo de família.
Lavabo (foto 3)
Papel de parede dourado foi o revestimento escolhido para o lavabo do apartamento e este elemento é o grande destaque do espaço. A composição com o mármore crema marfil, com a cuba transparente e com o lustre delicado reforçam o requinte.
Suíte (foto 4)
Na área íntima da casa, a decoradora optou por piso de madeira, garantindo o conforto térmico e o aconchego. Na suíte principal, a cor predominante na decoração é o azul, da confortável cabeceira, e o branco dos móveis. Os toques delicados e clássicos, presentes na sala, também aparecem nas luminárias do quarto.
Cozinha (foto 5)
A funcionalidade é a principal marca do projeto da cozinha. Os móveis brancos da Kitchens contrastam com os eletrodomésticos em aço escovado. No piso, o prático granito que tem continuidade na área de serviço.
Quarto de hóspedes (foto 6)
Especialmente projetado para receber os convidados da moradora, o quarto de hóspedes tem duas camas de solteiro e decoração atemporal. Mais uma vez o azul tem destaque nas paredes, cortinas e também no quadro de Carlos Eduardo Zimmermann.