Decoração
Projeto transforma casa em cervejaria apostando em reaproveitamento de recursos
Fotos: Eduardo Von Linsingen | Eduardo Antônio von Linsingen
Com a proposta de otimizar o espaço de 100 m² de uma residência, adaptando-a para o uso comercial utilizando elementos de sustentabilidade em seu conceito, o arquiteto Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda desenvolveram um projeto de reforma no espaço onde hoje atua a Cervejaria Kadan.
Tendo como base o verde, o projeto une o tom que remete à natureza a elementos que dialogam com a sustentabilidade, como as chapas de OSB (de Oriented Strand Board, ou Painel de Madeira Orientada), um tipo de material que aproveita até 90% dos troncos das árvores, reduzindo o desperdício de madeira.
“É uma chapa de madeira clara, tem um custo bem mais baixo do que a de MDF, tem boa durabilidade e é sustentável”, diz Diego. “A ideia do cliente era trabalhar com elementos sustentáveis e de baixo custo, algo que depois eles estenderam para o bar. A maioria das cervejarias trabalha com copo plástico e eles decidiram não usar esse tipo de copo, e só trabalham com copo de vidro, para não gerar resíduo”.
Na criação da identidade e do conceito do espaço, os profissionais aplicaram também um forro de PVC preto e investiram em uma iluminação cenográficas, com trilhos de luz para direcionar a mesma para as peças de decoração. “Trabalhamos com vários planos para criar a sensação de ter grandes fractais se encontrando, fitas de led para criar volume e uma grande perspectiva em 3D.
Localizado na Rua Alferes Poli, em Curitiba, o local tem capacidade de 45 lugares para clientes sentados na parte interna e, externamente, mais 24 lugares. “A cervejaria está em uma região que recebe food trucks, então parte externa é aberta para dialogar com isso e também para fazer o aproveitamento da iluminação natural”.
Para otimizar cada parcela do espaço, os profissionais trouxeram banquetas de madeira que dialogam com as paredes de OSB e inseriram também grandes mesas colaborativas, para incentivar a circulação e troca entre grandes grupos de amigos e famílias que visitarem a cervejaria. “Ali, quisemos fugir do padrão e fizemos uma mesa colaborativa de alvenaria, com tijolos e aplicação da chapa de OSB como um tampo e com várias tomadas”, descreve Diego.
Por se tratar de um estabelecimento voltado não apenas para grupos de amigos e jovens, mas também para ser frequentado por famílias, o projeto incluiu um espaço kids. “Fizemos uma parede de giz e utilizamos grama sintética para ficar nesse estilo lúdico do projeto”.
Nos banheiros, o hall utiliza tonéis metálicos com barris de óleo, onde foram aplicadas as cubas. “Gostamos de utilizar elementos para uma função diferente, aplicamos isso em vários dos nossos projetos e hoje muitos clientes nos procuram querendo essa linguagem”
*Especial para Haus.