Com a intenção de favorecer a sensação de bem-estar, a decoração deve conter itens básicos, sem móveis atrapalhando a circulação tanto das pessoas quanto do ar. Escolhas inteligentes são os móveis de materiais laváveis ou os tratados com resina especial, que protege contra a radiação UV. “Há opções específicas para beira-mar, como as fibras sintéticas com base e ferragens de aço inox, resistentes à maresia”, comenta a arquiteta Barbara Roveda Sganzerla. Ela lembra ainda o uso de tecidos impermeáveis nos estofados, permitindo que se possa sentar mesmo com trajes de banho.
Quem gosta de madeira precisa investir na cobertura de verniz náutico uma vez por ano. “A recomendação vale para móveis, esquadrias e para elementos estruturais da casa, como pilastras de madeira”, diz a arquiteta Flávia Gadotti Noronha.
Cor na medida
A atmosfera da casa precisa combinar com o verão, por isso entram as cores claras para a base da decoração. “O branco, os tons de areia e madeira são excelentes e não cansam o olhar”, lembra a arquiteta Carolina Buchner Bastos.
Por falar em cor, as semanas que restam até a temporada também podem ser usadas para renovar as paredes do imóvel de praia. A combinação de sol, vento, chuva e maresia reduz a vida útil das tintas de fachada. Existem opções adequadas ao litoral, que devem ser aplicadas em paredes tratadas com fundo preparador.
Na área interna, recomenda-se tinta acrílica com tratamento antimofo. “Incluir um toque mais moderno em algumas paredes é uma boa pedida. O uso de cores quentes traz uma dose de alegria, importante para uma casa de veraneio”, afirma Flávia.
Para evidenciar a decoração é recomendável a boa disposição dos pontos de luz. Pode ser tarde para a elaboração de um projeto de iluminação completo, porém é possível investir em luminárias auxiliares, como os abajures e as de chão, ou ainda substituir locais com um só ponto de luz por pendentes com mais lâmpadas.
Nas janelas, cortinas claras para permitir que a luz passe com facilidade. “Sugiro o linho misto, fácil de lavar, mas com uma textura agradável e discreta transparência”, diz a arquiteta Luciana Baggio. Outro tecido muito leve e com a cara da praia é o voile de seda, que pode ser colorido ou ornamentado com xales leves. Com esses toques emergenciais dá para renovar a casa de veraneio nos detalhes e desfrutar o máximo da estação.
Prepare-se para a faxina geral
Antes de reencontrar o mar é preciso providenciar uma boa limpeza na casa de veraneio. Imóveis que são mantidos fechados por bastante tempo sofrem com alguns vilões do litoral. O pior deles é o mofo, causado pela excessiva umidade.
Outro ponto muito importante está nos armários. O modelo fechado pode gerar fungos nas roupas. Por isso – e também porque o imóvel litorâneo é usado para temporadas –, lembre-se da praticidade de prateleiras e araras, em lugar das tradicionais gavetas.
Para evitar a umidade, a personal organizer Romilda Boscardim indica o uso de desumidificador dentro dos armários e também nos corredores. Eles devem ser ligados após a faxina e mantidos em funcionamento durante o período de uso da casa. Quem tem um caseiro, ou diarista, que vai até o imóvel periodicamente, deve recomendar que essa pessoa ligue o aparelho por pelo menos um dia na semana durante os períodos muito úmidos.
Ainda assim, é possível que os tecidos, cortinas, almofadas e roupas de cama estejam com cheiro de mofo. Será necessário lavá-los e guardá-los somente após completa secagem. Peças que não podem ser lavadas, como colchões, travesseiros, cúpulas de luminária, entre outras, precisam tomar algumas horas de sol.
Na área externa é comum o uso de pedras como revestimento. Esse é o momento para uma lavagem mais intensa. Pedra-sabão e ardósia são as mais comuns, por resistirem bem às intempéries. Após a limpeza com sabão neutro e água – sem o uso de esponjas abrasivas, para não riscar – recomenda-se passar impermeabilizantes, que evitarão a formação de manchas provocadas por resíduos de carros e outros líquidos.
Adeus à bicharada
O trabalho de limpeza costuma remover o mofo superficialmente, mas os micro-organismos que o provocam permanecem na superfície. Serviços de sanitização, aplicação de produtos químicos que matam ácaros e outros animais invisíveis, acabam com esse problema.
“Recomendamos uma limpeza básica antes da aplicação. Depois de usar os produtos, deve-se deixar a casa fechada por seis horas”, explica Heron Rodrigues, da Supersan, empresa de sanitização que cobra entre R$ 270 e R$ 900 para fazer uma aplicação no litoral. Outro processo interessante para ser aplicado antes do verão é a dedetização, que elimina baratas, aranhas, formigas e outros bichos indesejáveis.
Confira nossa seleção de objetos que não podem falar na decoração de uma casa de praia. A inspiração vem da própria natureza
• Vasos: as opções de cerâmica, bambu e vidro combinam com a decoração de praia. Esses acessórios podem ser colocados em vários ambientes. Ficam lindos com arranjos na cozinha ou banheiro.
• Almofadas: dão toque importante na sala e quartos. É um item onde se pode investir bastante nas cores. Uma vantagem é a facilidade de mudança, basta trocar a capa para ter outro modelo.
• Obras de arte: incluir gravuras ou telas inspiradas na natureza dá novo vigor ao ambiente. Qualquer projeto cresce com obras bem escolhidas.
• Conchas e corais: podem ser naturais ou réplicas de porcelana ou resina. Esses objetos reunidos em um vaso de vidro ou mesmo soltos sobre uma mesa de centro dão um toque bem especial.
• Baús: têm um ar rústico bem de acordo com o litoral. Além disso, são ótimos para guardar roupas de cama, mantas e redes.
• Elementos náuticos: quem quer entrar mais a fundo no clima praiano, pode ir atrás de remos, timões, âncoras e outros equipamentos náuticos antigos para serem fixados nas paredes.
Serviço:
Profissionais:
• Daniela Barranco Omairi, fone (41) 3019-9090.Luciana Baggio, fone (41) 3071-0918.
• Carolina Buchner Bastos, construtora Thá, fone (41) 3320-8828.
• Mariana Paula Souza, fone (41) 3343-7575.
• Flávia Gadotti Noronha, fone (41) 3026-3736.
• Denise Ribas, fone (41) 3282-1082.
• Barbara Roveda Sganzerla, fone (41) 3253-7646.
Manutenção
• Supersan, fone (41) 3023-2361.
• Romilda Boscardin, fone (41) 3206-7720.
Produtos
• Simmetria Ambienti, Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.707, fone (41) 3027-3100, www.simmetriaambienti.com.br.
• Ton Sur Ton, Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.285, fone (41) 3224-6660, www.tonsurton.com.br.
• Momentum&Design, Rua Des. Costa Carvalho, 208, fone (41) 3242-2920, www.momentumdesign.com.br.
• Saccaro Curitiba, Rua Carlos de Carvalho, 1.024, fone (41) 3222 6566, www.saccaro.com.br.
• Grey House, Rua Noel Rosa, 61, fone (41) 3336-4159, www.greyhouse.com.br.
• Vila Sierra Interiores, Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.332, fone (41) 3016-6488, www.vilasierra.com.br.
• Etna, ParkShoppingBarigüi, Rua Profº Pedro Veriato Parigot de Souza, 600, térreo, fone 0800-770-6771, www.etna.com.br.
• Art Maison, fone (11) 3032-3895, www.artmaison.com.br.
• Prat.k, www.prat-k.com.br.
• Inove, Av. Nossa Senhora da Luz, 1.715, fone (41) 3023-9393.
• Stixx, www.stixx.com.br, fone (41) 3092-2203)