Decoração
Personalize sua casa investindo nos detalhes de acabamento
Em parceria com a Latina Cerâmica, a Eliane oferece bancadas e cubas personalizadas fabricadas em porcelanato. Fotos: Divulgação | Arlei Cardoso@SLA Studio
Trazer uma decoração única aos ambientes é desejo comum a boa parte das pessoas que investem na reforma ou na construção de uma casa. Na Expo Revestir, maior evento de arquitetura e construção do país, a personalização dos ambientes esteve em alta, um verdadeiro convite à criatividade dos arquitetos e designers que circularam pelos corredores da feira, realizada entre os dias 7 e 10 de março, em São Paulo.
Por meio da diversidade de produtos, ou até mesmo das diferentes aplicações de um mesmo material, o que se viu foram possibilidades quase infinitas para o uso dos acabamentos na composição de ambientes singulares.
Para a arquiteta Alessandra Gandolfi, o investimento das marcas em peças que proporcionam diferentes composições é uma forma de se garantir a exclusividade dos projetos. “Muitas pessoas costumam se preocupar em aplicar as tendências e, quando se percebe, estão todos usando a mesma coisa. Se você pode trabalhar o mesmo produto por meio de cores e formas distintas, consegue visualizar o que se encaixa melhor no perfil de determinado cliente e personalizar a aplicação dos acabamentos”, ressalta.
Outro ponto destacado pela arquiteta refere-se às inovações tecnológicas apresentadas pelas marcas, que não pouparam esforços em surpreender os visitantes. Confira alguns dos destaques que selecionamos na feira para quem não abre mão de imprimir uma identidade particular aos seus espaços.
Exclusividade
As principais marcas de acabamentos do Brasil investiram pesado na possibilidade de personalização que seus revestimentos proporcionam. De porcelanatos triangulares que formam mosaicos coloridos a biombos de acrílico fabricados por encomenda, as possibilidades são muitas, garantindo liberdade criativa e originalidade aos projetos.
Usos inusitados
Aplicações “alternativas” para os revestimentos foram bastante exploradas pelos expositores. Nos estandes, além dos pisos e paredes, era comum ver porcelanatos, mármores e laminados revestindo peças de marcenaria ou servindo de matéria-prima para a fabricação de cubas, bancadas e outras peças de mobiliário.
Tecnologia
Conectividade, sustentabilidade e design arrojado. A composição desses três elementos caracteriza as louças e metais apresentados na fashion week da arquitetura quando o assunto é tecnologia. Peças que garantem comodidade e priorizam a saúde dos usuários, sem deixar de lado o uso consciente dos recursos naturais, estavam entre os destaques.
A ordem é reluzir**
A 15ª. edição da Expo Revestir, a maior feira de revestimentos do país, contou com a participação das principais indústrias do segmento. O efeito metalizado reinou e a inspiração em ouro, bronze, cobre e prata não está presente só em metais, mas também nos revestimentos.
Um dos destaques esta no glamour apresentado pela Porcelanosa. Os produtos de alto padrão, que lembram o cobre e tiveram inspiração na luxuosa Dubai, não passaram despercebidos. A linha Vitae, grande destaque, foi apresentada pela marca e é o último trabalho da renomada arquiteta Zaha Hadid, também para o Grupo Porcelanosa. A peça revela curvas fluidas que evocam os movimentos da água e é composta por equipamentos sanitários. Os produtos com design impecável e que proporcionam a economia de água e eficiência energética poderão ser adquiridos na Impermix, sob encomenda, vindos diretamente da Espanha.
A Deca trouxe lançamentos em cubas metalizadas para lavabos e banheira de imersão com assinatura de Jader Almeida. Destaque para a ampla variedade de cores, além de quatro tons de dourado, e dois de preto (Black Noir e Black Matte). Esses últimos tiveram inspiração nos mais recentes lançamentos da gigante marca Apple. Uma tendência já usada nos Estados Unidos e que agora chega ao Brasil é a cuba em louça para cozinha, sendo a Deca a primeira indústria nacional a trazer esse tipo de produto.
Revestimentos
Percebe-se a volta dos porcelanatos marmorizados polidos e a inserção dos grandes formatos, com até 2,40 x 1,20 m. Nesse segmento a Portinari se destaca e é a única indústria nacional a trabalhar com o preto 100%, que inclusive é 30% mais brilhante que as marcas concorrentes. Da mesma marca, há ainda lançamentos em formatos geométricos, alto relevo e que imitam aço e ferro, outra forte tendência.
Os cobogós não ficaram de fora da seleção de produtos diferenciados. A novidade agora veio da Palazzo: as peças cimentícias podem ser confeccionadas na cor que o comprador desejar. A personalização e exclusividade já é uma busca constante em projetos de decoração. As marcas hoje têm a capacidade de garantir peças únicas, que fazem com que a personalidade do morador seja inserida no seu lar.
** Luciane Benevides, gerente da Impermix
* São Paulo (SP), enviada especial