Decoração

Pendentes cheios de estilo para o seu lar

Laura Beal Bordin, especial para a Gazeta do Povo
25/09/2014 03:26
Thumbnail
Como o próprio nome diz, eles pendem diante dos seus olhos. E, de quebra, iluminam. Contemporâneos ou clássicos, rústicos ou despojados, os pendentes são verdadeiras peças de decoração. “Antigamente, os lustres só eram colocados nos locais de destaque da casa, como a sala de jantar ou a área gourmet. Hoje, eles podem estar na sala, quartos e cozinhas”, explica o light designer da Novit Light Design, Bender Barbosa. Para ele, não existem ambientes certos ou errados para receber um pendente. Dá, por exemplo, para substituir o abajur de cabeceira por um deles. É só adequar o material às necessidades e ao clima do espaço.
Feitos dos mais diversos materiais, como cristal, vidro, murano, acrílico ou até tecidos, os lustres podem transformar o cômodo conforme a luz que produzem. Segundo Barbosa, os modelos mais fechados e com laterais densas resultam na luz dirigida, boa para destacar objetos. Os mais abertos produzem luz indireta, que distribui a claridade por todo o ambiente. E a difusa, que vem dos pendentes feitos de acrílico ou com acabamento em tecido, resulta em uma iluminação mais aconchegante.
Instalação
Na hora de instalar um pendente, preste atenção à altura do pé direito para que não atrapalhe a circulação no ambiente, afirma Barbosa. Meça bem para ninguém bater a cabeça na estrutura. Em áreas de circulação, como os corredores e livings, por exemplo, a peça deve ficar pelo menos 2,20 m de distância do chão. Quando os pendentes compõem espaços gourmet, mesas de jantar e bancadas, 70 cm de distância entre os tampos e a peça são suficientes. Já, sobre criadosmudos e escrivaninhas, 1,20 m a partir do piso é a altura ideal. Outra questão importante é verificar se a peça está bem presa, para evitar quedas. No caso de áreas abertas, por exemplo, ventos fortes podem balançar e danificar a peça.
O diretor da Click Iluminação, Sérgio Eduardo Guimarães Filho, explica que a fixação de um lustre varia de acordo com o material do teto e da peça – que pode pesar mais de 20 kg. “Quando o teto é de alvenaria, dificilmente ocorrem problemas. Mas nos tetos de gesso ou drywall é necessária a fixação de um reforço de ferro no interior da estrutura, para que o teto não ceda”, diz. Importante também é que os pendentes, principalmente mais pesados e clássicos, não sejam montados de uma só vez. “Por se tratarem de peças pesadas, a montagem deve ser feita aos poucos, para que não haja contratempos”, recomenda.
Serviço
Click Iluminação, Rua Saldanha Marinho, 1.577, Bigorrilho, fone (41) 3016-2030.
Ideally Iluminação, Rua General Aristides Athayde Júnior, 54, Bigorrilho, fone (41) 3339-1525.
Irmãos Abage, Avenida Marechal Floriano Peixoto, 5.221, Centro, fone (41) 3371-5600.
Novit Light Design, Rua Padre Germano Mayer, 2.070, Hugo Lange, fone (41) 3020-7750.

Pendentes