É fato. Em um local de trabalho externo, as cadeiras disponíveis nem sempre são das melhores. Mas quem monta um home office não precisa se conformar com isso. Afinal, uma cadeira confortável e estilosa previne futuras dores na coluna, além de dar ânimo e até melhorar o rendimento do trabalho.
“É preciso ter atenção ao uso desse tipo de cadeira em casa, pois muitas vezes a pessoa permanece tempo demais nela. Essa peça precisa ser adequada tanto à atividade que será desempenhada quanto ao usuário”, afirma o fisioterapeuta do trabalho e ergonomista Alison Alfred Klein.
Regulagem
Um dos principais itens a se observar é a regulagem da cadeira de acordo com a altura de quem vai sentar. “Em geral, ela deve ficar na altura dos joelhos, mas precisa ser capaz de atingir tanto um nível abaixo disso quanto acima da mesa, permitindo uma variação necessária para o conforto do corpo”, destaca o fisioterapeuta.
É importante ainda que a borda frontal da cadeira seja arredondada para não gerar pontos de compressão nas pernas. O assento deve ter tamanho suficiente para acomodar bem o quadril. Cadeiras grandes, porém, nem sempre são as melhores. “Em termos de profundidade, elas podem forçar o individuo a sentar erroneamente longe do encosto lombar, e, se forem muito largas, dificultam o uso dos apoios de braço”, frisa Klein.
O encosto, que deve atingir a altura das escápulas, também merece atenção especial, pois é ele que dá suporte e segurança à coluna lombar. Seu contorno deve se adequar às curvas das costas, permitindo variações de altura, inclinação e profundidade.
“Cada pessoa tem uma condição física, então a cadeira não pode ter um suporte fixo. Ele precisa ser ajustável à pressão de que cada um necessita”, ressalta o diretor da Squadro Móveis Helderson Rodrigues.
O amortecimento do assento deve ser macio e, ao mesmo tempo, resistente, para quem passa longas horas na cadeira. Também é fundamental analisar a capacidade de ventilação da peça. “Uma cadeira que esquente demais incomoda e faz você levantar de tempos em tempos”, aponta Rodrigues.
