A indústria italiana Antonio Lupi trouxe uma coleção completa. Banheiras em formatos diversos e coloridas na parte externa. “A empresa trabalha com uma cartela de 50 cores e também sob encomenda para peças personalizadas”, diz Nadir Eren, gerente de vendas e marketing para Alemanha. “Produzimos também acessórios, espelhos e armários (que também podem ser usados em livings). As pias (boa parte fabricada em Corian) são funcionais, como o modelo Frame System, da designer Gabriele Rosa, uma pia removível com três formatos distintos, sendo que o tampo pode ser retirado para limpeza.” Os modelos de pia com espaço para porta-objetos, de linhas retas, chamam a atenção pela praticidade, principalmente para quem vive em espaços pequenos.
A linha Duo Collection, dos designers Matteo Thun & Antonio Rodriguez, foi um dos destaques da italiana Neutra, que este ano apostou no casamento de elementos da natureza e design, ou seja, utilizando pedras especiais e projetos inovadores. A inspiração da linha Duo foi a pureza e a simplicidade. A produção de uma das peças da coleção é algo único, unindo pedra e madeira. Trata-se de uma banheira em pedra instalada em um suporte de madeira Kauri, tipo raro de 50 mil anos, retirada do leito de pântanos da Nova Zelândia sem cortar uma árvore sequer, garante o fabricante. Esse conjunto de design eco-sustentável custa 45 mil euros (preço para o mercado europeu), diz Benedetta Arnaboldi, da Neutra. Só a banheira, 25 mil euros. “Banheiras mais simples podem custar a partir de 15 mil euros. Uma pia em formato de torre é vendida por aproximadamente 5 mil euros.”
A alemã Hoesch apresentou o Water Lounge (de 2 metros por 1,20 metros) propondo uma experiência inusitada de bem-estar com um modelo de banheira em formato de cubo e uma chaise de madeira imersa. Ou seja, uma nova interpretação do modo de tomar banho e relaxar, quebrando barreiras e convenções. A proposta é que o consumidor possa imergir no cubo transparente de vidro duplo e deixe a luz, a água e os jatos de ar o massagearem, renovando seu corpo e alma. O painel de controle fica na mesinha de vidro ao lado da chaise em madeira.
Uma releitura das banheiras do começo do século passado foi um dos destaques da italiana Agape com a linha Memory, com design da Benedini Associati. Clássicas, remetem à elegância, mas trazem um toque de funcionalidade ao acoplar à estrutura da banheira um porta-toalhas cromado. A linha In-Out também surpreende com as pias versáteis em formato de tubo circular. Fabricadas em três versões, uma delas pode ser instalada no canto da parede, a outra embutida ou livre.
A tradição do banho japonês no ofurô foi relembrada pela italiana Rapsel utilizando a madeira lariço (árvore conífera de países de clima temperado) com uma elaborada técnica para dar formato à banheira. O design do Ofurò I é de Matteo Thun e Antonio Rodriguez.
A banheira ergonômica Arne I é fabricada em resina titânica e seu desenho faz referência às cadeiras dos anos 1960 do renomado designer dinamarquês Arne Jacobsen. Outro destaque da Rapsel é a pia tubular Vision I, com design de Nespoli e Novara, feita de Alicrite (acrílico de alta tecnologia), um material translúcido, estampado e de aspecto mágico. A pia foi composta com o Vista I – um espelho com uma tela de LCD de 8 polegadas, com touchscreen e controle remoto, além de conexão com DVD e tevê a cabo. O design é de Marco Piva.
O prático e funcional conjunto Love, da italiana Novello, une banheira e pia. O design é dos italianos da Arter&Citton. Produzido em Crystal Plant – material de grande quantidade de minerais naturais (derivados da bauxita) e com baixa percentagem de polímeros poliésteres e acrílico –, a peça custa 7.500 euros no mercado europeu. Só a banheira custa 5 mil euros.
Os materiais Crystal Plant (empresa italiana) e o Corian (um material maciço com 70% de mineral natural e 30% de acrílico de alta qualidade, da norte-americana DuPont) foram largamente usados nas peças expostas no Salão do Banho em Milão. Ambos têm diversos usos e aplicações, sendo utilizados na fabricação de móveis e acessórios de cozinhas, banheiros, etc.
Conjuntos funcionais