Decoração

Para onde caminha a casa brasileira; veja vídeo

Luan Galani
14/07/2016 19:02
Thumbnail

Dezenas de profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo acompanharam a edição especial do No Sofá da Haus na Casa Cor Paraná. Foto: Valterci Santos/Divulgação

Pode até não ser claro para todo mundo, mas não há como negar que o jeito brasileiro de morar está em transformação. As mudanças são gritantes, como concluiu a edição especial do No Sofá da Haus, bate-papo que aconteceu no último dia 13 no Lounge Compagas da Casa Cor Paraná 2016.
Apesar de parecer um papo conceitual demais, é uma discussão importante que acha reverberação nos projetos arquitetônicos, no processo construtivo e na decoração de interiores.

Veja o vídeo

“Até alguns anos atrás o brasileiro mobiliava a casa. Hoje ele decora”, afirma a designer e franqueada da Casa Cor Rio de Janeiro Patrícia Quentel.
Agora o brasileiro caminha para uma forma mais prática e racional de morar. Para o arquiteto carioca Mário Costa Santos, a mudança mostra um retorno das pessoas ao “casulo”. “Hoje a gente tá voltando para a caverna. Mas de uma outra maneira. Buscando mais conforto, segurança, ficar próximo dos seus”, explica o arquiteto. “E a casa ganhou novas proporções. Já fiz muitas casas grandes. Mas de um tempo para cá, tenho sido procurado para reduzir o tamanho dos espaços, essa forma de morar.”
Junto com isso, a migração da cozinha para as áreas sociais da casa é notória. “A cozinha não é mais área de serviço. Ela está muito integrada aos outros espaços agora”, ressalta o arquiteto Marcos Bertoldi, que defende a maior integração dos espaços, permitindo que a família desfrute e compartilhe a casa como um todo de maneira viável.

LEIA TAMBÉM