A grande vantagem desse tipo de revestimento é provocar uma transformação no ambiente quase sem sujeira, sem cheiro (a cola é feita à base de amido e, portanto, atóxica) e de um jeito rápido. “Três horas de trabalho e o ambiente está pronto para ser ocupado”, afirma a arquiteta Walkiria Nossol Lobo da Rosa. Para ela, entre as novidades estão os papéis que imitam tecidos, os emborrachados e vinílicos, que são de fácil manutenção e duram bastante tempo. “Você toca e parece couro. Isso deixa o ambiente aconchegante, sofisticado”, salienta Walkiria, que é adepta aos composés – usa a mesma cor no ambiente, mas com texturas ou estampas diferentes nas paredes.
Segundo a arquiteta Kethlen Ribas Durski, é difícil falar em tendências para os papéis, uma vez que eles têm de preservar a identidade dos ambientes, combinar com o tipo de mobiliário, cores e iluminação. “Mas é preciso escolher modelos que não fiquem ultrapassados e não cansem o ambiente prematuramente. A grande vantagem é que não existem limites para a criatividade”, diz. O papel se tornou um grande aliado da arquitetura de interiores, na opinião da arquiteta Ana Cristina Ávila, porque consegue dar ao ambiente um estilo marcante ou mesmo deixa-lo suave.
Cuidados simples mantêm a vida útil dos papéis de parede
• O papel deve ser aplicado em parede lisa, regularizada e seca. “A parede também não pode estar sob o risco de infiltração, umidade ou qualquer problema que possa deteriorar o papel”, explica Kethlen Ribas Durski.
• É difícil aplicar o papel de parede sozinho. Por isso, prefira a contratação de um profissional especializado.
“A aplicação não é cara e o profissional está apto a identificar problemas na parede e corrigí-los antes da aplicação”, orienta Ana Cristina Ávila.
• Certifique-se sobre o melhor tipo de papel a ser aplicado no espaço. Há alguns porosos e outros emborrachados, com base em TNT (removível e reaplicável em outro espaço), com efeito termo-acústico e 3D, que simulam a profundidade dos desenhos, que parecem saltar da parede, comentam Sônia e Gustavo Holtz, do Espaço Goya, representante com exclusividade de alguns modelos em Curitiba.
• Para manter a qualidade do papel de parede, Santa de Almeida, da Complementos Decorações, explica que o ideal é usar pano úmido e sabão neutro. É preciso tomar cuidado com umidade excessiva e com impactos fortes na superfície. Se bem cuidados, podem durar mais de cinco anos.
Serviço:
Ana Cristina Ávila. Cepdap Educação Profissional — (41) 3352-2254.
Complementos Decorações. Av. São José, 1.095 — (41) 3262-1385.
Espaço Goya. Rua Saldanha Marinho, 1.753 — (41) 3224-6858
Kethlen Ribas Durski. KRD Arquitetura — (41) 3324-1801.