Decoração
Papéis de parede interativos para crianças “contam” histórias e brilham no escuro

Papel de parede que "conta" história é novidade para os ambientes infantis. Foto: Reprodução / Castorama
Mais do que embelezar, a decoração dos quartos infantis pode ser um convite à criatividade das crianças. Pensando nisso, as marcas que trabalham com tecidos e papéis de parede têm investido na oferta de produtos interativos que, além de dar o acabamento, permitem aos pequenos soltarem a imaginação.
O The Magic Wallpaper, papel de parede que “conta” histórias, é um exemplo. Desenvolvido pela marca francesa Castorama, em parceria com a agência TBWA/Paris, o papel é estampado com personagens comuns ao universo infantil, como monstros, alienígenas e princesas. Cada um deles funciona como uma espécie de QR Code, a partir do qual é possível ler ou ouvir os contos.

Para conhecer a história dos personagens que estampam o papel, basta baixar o aplicativo e utilizar a câmera do celular para decodificar a imagem. Também é possível combinar as ilustrações entre si, o que possibilita a criação de cerca de 100 opções de histórias.
Asas à criatividade
Para os pais que desejam instigar a criatividade dos pequenos, a opção são os papéis de parede pintáveis, como os da coleção Les Petits Curieux, que a JVN importa com exclusividade para o Brasil.

Com fundo branco, o papel traz desenhos de castelo ou floresta para serem coloridos pelas crianças. A pintura pode ser realizada com lápis de cor, giz de cera, canetinha ou qualquer outro tipo de material. Uma vez feita, no entanto, ela não pode ser apagada.
Há, também, a opção pelo papel “quadriculado”, que permite à criança desenhar o que quiser antes de fazer a pintura. O papel é vendido em rolos de 53 cm de largura por 10 m de comprimento, que são suficientes para cobrir cinco m² de parede.
Brilho no escuro
Outros acabamentos que reforça a magia da infância nos dormitórios são os tecidos e papéis de parede que brilham no escuro. Produzidos com um pigmento capaz de reter a luminosidade durante o dia e liberá-la à noite, quando as luzes são apagadas, eles estão disponíveis em diferentes estampas.

A coleção alemã Bling Bling, importada pela JVN, por exemplo, traz papéis de parede com estrelas luminescentes de diferentes tamanhos em fundos em tons de cinza ou branco.
Nuvens, luas e borboletas, por sua vez, são as apostas dos tecidos de parede da linha Shining Wall, produzidos pela Branyl Indústria Têxtil. Nela, o efeito luminescente está presente no contorno de algumas das estampas do tecido, contribuindo para que o brilho não polua o ambiente.

Vale lembrar que as propriedades pintáveis ou luminescentes dos acabamentos não interferem na sua instalação, uma vez que eles são aplicados da mesma forma que os demais tecidos e papéis de parede.